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Click to WhatsApp: aumente sua conversão com esse recurso

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O Click to WhatsApp é um recurso que facilita a interação entre marca e consumidor, pois, com ele, é possível iniciar uma conversa com apenas um clique, sem precisar salvar o número na agenda.

Se sua marca trabalha ou pretende trabalhar com o WhatsApp Business API, é hora de implementar o Click to Whatsapp na sua estratégia!

Continue lendo para ficar por dentro do assunto:

  • 👉 O que é o Click to WhatsApp?
  • 👉 Vantagens de utilizar o Click to WhatsApp
  • 👉 Como criar e usar o recurso Click to WhatsApp
  • 👉 Em quais canais é possível adicionar Click to WhatsApp?
  • 👉 Ferramenta para criar uma estratégia efetiva

 

O que é o Click to WhatsApp?

O Click to WhatsApp, em tradução livre “Clique para o WhatsApp”, é um recurso criado pela Meta para facilitar o contato dos consumidores com as marcas. Com ele, em apenas um clique, o cliente consegue enviar uma mensagem no WhatsApp para a empresa, sem precisar salvar o número na agenda antes. 

Além de quebrar barreiras de contato, com esse recurso é possível criar conversas inteligentes e personalizadas e, assim, aumentar a conversão nas estratégias de marketing e vendas.

O Click to WhatsApp é muito utilizado como Call to Action em anúncios. Você com certeza já viu um botão de “Enviar mensagem” em anúncios do Facebook e Instagram, né? Muitas vezes, ao clicar, você é redirecionado para o WhatsApp da empresa anunciante.

Além disso, é possível criar um link personalizado de Click to WhatsApp para você disponibilizar fora de anúncios, como na biografia do Instagram, por exemplo.

 

Vantagens de utilizar o Click to WhatsApp

Seja sincero: você conhece alguém que não utiliza o WhatsApp? 👀

Acho difícil que a resposta seja sim, já que 99% dos brasileiros com smartphone estão presentes no aplicativo.

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Por esse motivo, além de estar presente no WhatsApp, facilitar a chegada até o canal é uma excelente estratégia para alavancar as conversões de marketing e vendas.

Confira a seguir as principais vantagens do Click to WhatsApp.

Facilita o contato

Imagine que você precisa entrar em contato com uma empresa e, até conseguir, traça um longo caminho: você acessa o site, vai até a página de contato, procura pelo número de telefone, salva na sua agenda, abre o WhatsApp e só aí, finalmente, consegue enviar uma mensagem.

Dá preguiça só de pensar, né? 😅

Agora, imagine outra situação: em apenas um clique, seu WhatsApp automaticamente abre em uma conversa com a empresa que você precisa fazer contato. Definitivamente é muito mais fácil.

Hoje os consumidores não têm mais muito tempo (e nem paciência) para jornadas longas e demoradas. Por isso, quanto mais acessível sua empresa for, melhor será o relacionamento dela com os clientes.

Além disso, é importante sempre iniciar o atendimento imediatamente, seja com uma resposta automática, um atendente humano ou um chatbot. Não se preocupe: veremos mais detalhes a seguir.

 

Engaja o cliente 

Conforme dito acima, além de disponibilizar um fácil contato à sua empresa, é importante que o atendimento seja rápido e eficaz.

De nada adianta diversos clientes entrarem em contato com facilidade se eles vão demorar para ter uma resposta, concorda?

O próprio WhatsApp fornece diversas opções de respostas automáticas. Porém, elas não são muito úteis para demandas mais elaboradas, ou até mesmo repetitivas.

Nesse caso, a opção ideal é a implementação de um chatbot, pois o próprio bot resolve as questões mais simples e repetitivas. Assim, apenas os atendimentos mais elaborados são encaminhados para um agente de atendimento.

Com isso, você garante uma interação imediata da sua empresa com o cliente, o mantendo engajado.

 

Foca na jornada de consumo do cliente

O comportamento do consumidor mudou e continua mudando. Acompanhar essas mudanças é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Um dos traços principais desse “novo consumidor” é que ele está cada vez mais exigente. Por isso, proporcionar uma jornada digital mais fácil e cômoda para os clientes é essencial para conseguir se destacar no mercado atual, que é altamente competitivo.

Nesse sentido, o Click to WhatsApp atua de forma certeira: em apenas um clique, o consumidor consegue entrar em contato com a empresa, seja para sanar dúvidas, finalizar compras e até mesmo dar feedbacks.

 

Aumenta a conversão 

De acordo com uma pesquisa realizada pela MobileTime/Opinion Box, o WhatsApp é o canal preferido dos brasileiros para se comunicarem com as empresas.

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Por isso, apostar em uma estratégia no WhatsApp é fundamental para ter sucesso nas vendas. 

Como o Click to WhatsApp pode ser inserido tanto em anúncios quanto outros canais (como e-mail, banners, mensagens), existe uma grande possibilidade de conversão instantânea.

O aumento significativo da conversão acontece porque esse recurso permite que o usuário pule etapas como salvar o número na agenda. Em vez disso, ele simplesmente clica em um link.

 

Case de sucesso: aumento de 400% em vendas no WhatsApp

Com o objetivo de oferecer novos canais de comunicação para os seus associados, o Sicoob Maxicrédito contou com a ajuda da Ubots para implementar uma estratégia de relacionamento digital. 

Para isso, eles começaram a utilizar o WhatsApp Business API como o principal canal de relacionamento, contando com um chatbot que realiza o atendimento inicial.

Após a implementação da estratégia, a cooperativa teve um aumento de 400% na abertura de contas digitais por mês!

 

Como criar um link do WhatsApp

Para criar e utilizar a funcionalidade Click to Whatsapp, você precisa de duas informações: o número de telefone e a mensagem pré-estabelecida.

Você pode criar seu próprio código de acordo com as instruções da Meta.

Mas, se você quiser facilitar o processo, você pode utilizar um gerador de link para o WhatsApp automático, como o da Convertte, por exemplo.

 👉 Se você quiser criar anúncios de Click to WhatsApp no gerenciador de anúncios do Facebook, clique aqui e veja o passo a passo.

 

Em quais canais é possível adicionar Click to WhatsApp?

O Click to WhatsApp é, sim, muito utilizado em anúncios para facilitar a interação. Porém, seu uso não é exclusivo de lá. Depois de gerar o link, você pode disponibilizá-lo onde você quiser!

Dependendo da sua estratégia, você pode inserir o link do Click to WhatsApp em uma landing page ou na biografia do Instagram da sua empresa, por exemplo. Sinta-se livre para explorar! 

 

🤖 Ferramenta para criar uma estratégia efetiva

Agora que você já está inteirado sobre o Click to WhatsApp e como fazer anúncios converterem em conversas, ficou clara a importância do uso desse recurso e da implementação de uma estratégia no WhatsApp, pois é um canal essencial para o relacionamento com o cliente.

Agora, que tal ir além e conquistar resultados incríveis?

Na Ubots, você conta com uma consultoria estratégica exclusiva para te ajudar a proporcionar uma experiência personalizada com os seus clientes – tudo de forma ágil e sem perder a humanização!

 

Case de sucesso: carteira de meio milhão de vendas pelo WhatsApp nos primeiros 2 meses

Com uma gestão centralizada e uma visão única de todas as informações, a HS Financeira potencializou sua estratégia de vendas de crédito pessoal através de canais digitais.

Com apenas dois meses de operação na estratégia, a empresa conseguiu alcançar mais de meio milhão de reais em vendas!

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Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você!

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