Sua empresa precisa de um chatbot?

Atualmente, muitas empresas apostam na adoção de novas tecnologias na busca de crescimento no mercado, melhora na produtividade, geração de novos negócios e aumento na lucratividade. Essa mentalidade é a base do que hoje se conhece como Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial – isto é, a potencialização do trabalho humano através de tecnologias inteligentes e interligadas, a exemplo da Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT).

 

Entre as inúmeras soluções de tecnologia disponíveis no mercado, os chatbots de IA vêm se destacando como uma ferramenta que potencializa o serviço de atendimento ao cliente das empresas, garantindo um atendimento 24/7 e aprimorando a experiência do consumidor no contato com a marca – além, é claro, de representar uma redução significativa no custo de operação e boas taxas de retenção e conversão.

 

No entanto, antes de adotar um chatbot, é preciso olhar para seu negócio e verificar se há sinais de que esse serviço é o ideal para sua empresa. Separamos alguns pontos que você deve avaliar:

▢ A sua empresa recebe uma grande demanda de atendimento através canais de relacionamento (sejam eles telefone, e-mail, chat, aplicativo)?

▢ Você tem uma equipe própria para realizar estes atendimentos?

▢ Se sim, sua equipe é segmentada para atender cada canal de atendimento separadamente?

▢ Seu atendimento é eficiente e consegue solucionar todas as demandas recebidas?

▢ Seus clientes demonstram estarem satisfeitos com o atendimento oferecido? Há muitas reclamações?

▢ A sua empresa já realiza atendimentos via chat? É um canal de grande procura por atendimento?

 

Analise estes pontos e certifique-se de que a adoção de um chatbot é o próximo passo para seu negócio. Caso seja, faça uma vasta pesquisa de mercado para encontrar uma empresa que atenda às suas necessidades e expectativas.

 

Apesar de não ser uma tecnologia tão nova assim (os chatbots já existem desde a década de 1960), a disseminação do uso dos bots pelas empresas para atendimento ao cliente é relativamente nova, tendo ganhado força após o lançamento da plataforma para chatbots no aplicativo Messenger, anunciado por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, na Conferência F8 em 2016.

Dessa forma, procure por fornecedores que já possuam uma carteira de clientes. Entre em contato com empresas que sejam atendidas pela marca e avalie a satisfação deles com os serviços prestados. Considere aspectos como a relação entre o fornecedor e a empresa, a qualidade do serviço e o suporte oferecido.

 

Além disso, busque interagir com os bots construídos pela empresa para outros clientes. Assim ficará mais fácil avaliar o(s) modelo(s) de chatbot construído(s) pela empresa, a autonomia que demonstram na condução da conversa, a precisão de suas repostas e outros fatores que relevantes desempenho do bot.

 

E se a sua empresa não dispõe de uma equipe de desenvolvedores, opte por uma empresa que ofereça uma solução de ponta-a-ponta – ou seja, que além da construção do chatbot, ofereça opções de infraestrutura, realize a implementação da ferramenta e as integrações com sistemas e ofereça um suporte para a melhoria contínua do chatbot.

 

Se depois de avaliar todos esses pontos, você chegar à conclusão de que um chatbot é a solução adequada para levar seu atendimento a um novo patamar, conte com a Ubots para criar o chatbot perfeito para seu negócio!

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