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Fonte: Newsletter Coonecta

chatbot para marketing: saiba como eles podem ajudar

Chatbot para Marketing – Como eles atuam no funil de vendas

Chatbot para Marketing – Como eles atuam no funil de vendas

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Chatbot para Marketing – Como eles atuam no funil de vendas

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O uso dos chatbots, especialmente no Brasil, está diretamente atrelado ao atendimento ao cliente e suporte pós-vendas. Mas a verdade é que eles podem nos ajudar em praticamente todas as etapas da jornada de consumo. 

Hoje vamos falar melhor sobre o de chatbots para marketing digital. Quer saber como eles podem ajudar a melhorar as taxas de conversão, diminuir CAC e aumentar o ROI das suas campanhas? Confira no texto!

 

Contar com uma estratégia de marketing digital se tornou obrigatório para empresas que desejam se posicionar no mercado. Por conta da alta competitividade, independente do tamanho do time, é preciso ter sempre alguém preparado para traçar novos planos de marketing de acordo com o objetivo da empresa.

Além de traduzir a essência e transmitir os valores da marca para as pessoas, o marketing digital também é responsável pela atração de leads, sendo um fator decisivo para o sucesso nas vendas.

É comum que os profissionais da área estejam sempre buscando por novas soluções que possam otimizar os processos. Sua empresa conta com uma estratégia de marketing digital, certo? Independente do tamanho da operação, existem desafios que são comuns para a área.

Abaixo nós falamos um pouco melhor sobre alguns deles. Confira:

 

Aumentar taxa de conversão das campanhas 

Todos que trabalham com marketing já devem ter passado pela seguinte situação: você planeja toda uma campanha, investe tempo, dinheiro e idéias que julgava serem geniais. Você lança a campanha e os resultados não são bons. Você não chega nem a ter o retorno sobre o investimento feito. 

A frustração é grande, mas infelizmente este é um cenário bem comum. Por isso, é preciso estar sempre em busca de formas para aumentar a taxa de conversão das campanhas, e consequentemente, ter um bom ROI.

 

Diminuir custos por aquisição de clientes ou leads

Às vezes, mesmo com uma boa taxa de conversão, a campanha não tem um bom ROI. Isso acontece porque o custo de aquisição daquele lead ou cliente foi muito mais alto do que o esperado. 

Por isso, o sucesso de uma estratégia vai depender também do quanto cada aquisição custou para a empresa.

 

Melhorar o processo de nutrição de leads

Digamos que você conseguiu captar um lead e o custo de aquisição não foi muito alto. Um sucesso, certo? Infelizmente, nem sempre. Existe mais uma etapa do funil de marketing digital, entre a captação de leads e venda, que é muito importante: a nutrição.

Para que o seu lead realize a conversão final, ou seja, a compra, na maioria dos casos é preciso estabelecer um processo de nutrição. Muitas empresas acabam perdendo leads nesta etapa por cometerem erros como:

  • Investir no canal errado;
  • Não adequar a comunicação ao que os leads esperavam;
  • Não prestar suporte quando necessário.

Se identificou com algum destes problemas? Pode ficar tranquilo, logo eu vou falar sobre a solução.

 

O papel dos chatbots

Para superar os desafios e criar estratégias capazes de impulsionar as vendas, é preciso contar com o apoio de ferramentas e soluções, que possam otimizar os processos. É aqui que entram os chatbots. 

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de bots 2020, 5% dos chatbots desenvolvidos no último ano, foram com a finalidade de apoiar o marketing. 

Diferente do que muitos acreditam, os bots não atuam apenas no atendimento pós-vendas. Quando bem utilizada, com uma boa estratégia, a automatização pode ser uma ferramenta poderosa para o marketing digital. 

Quer saber como? Abaixo eu mostro como os chatbots podem atuar em diferentes etapas do funil de vendas.

 

Chatbots no funil de vendas do marketing digital – como eles ajudam?

Captação de leads

Quando falamos no topo do funil de vendas, a captação de leads é a primeira etapa para o sucesso da estratégia. Por isso, é comum que muitos esforços sejam concentrados neste estágio, como por exemplo: 

  • Criação de materiais ricos;
  • Desenvolvimento de landing pages e hotsites;
  • Investimento em canais diferentes para a aquisição de leads.

No entanto, mesmo com estes esforços algumas vezes a taxa de conversão desta etapa não é o suficiente para o sucesso da estratégia. 

Geralmente os materiais utilizados para a captação são ofertados  por meio de pop ups, que podem ou não, chamar a atenção do usuário. Você já pensou em fazer esta primeira abordagem a partir de conversação? 

Com a ajuda de um chatbot, você pode identificar as necessidades do consumidor e oferecer um material personalizado para ele, que vá atender às suas expectativas. Além disso, a linguagem do bot deve ser adequada à persona com a qual ele está conversando, gerando mais identificação e empatia. 

Desta forma, o lead tem uma experiência personalizada desde o primeiro ponto de interação com a marca. Aumentando a taxa de conversão e ajudando também a diminuir os custos por aquisição de leads.

 

Nutrição de leads

Agora que o meu usuário já virou lead, está tudo certo? Nem sempre! Depende de cada modelo de negócio, mas geralmente após a primeira conversão o lead passa por um processo de nutrição antes de realizar a aquisição do produto ou serviço. 

Este processo precisa de uma dedicação especial, pois todo o trabalho de aquisição terá sido em vão se o lead desistir do seu negócio por falta de nutrição, ou por ela ser ruim. 

Neste quesito existem dois principais problemas que fazem um lead abandonar o processo de nutrição, que são:

  • Escolha errada de canais:  Um bom conteúdo não será o suficiente se você estiver comunicando no canal errado. Por isso é muito importante saber onde os seus consumidores estão e estabelecer uma relação com eles por lá. Uma boa dica neste sentido, é investir em um chatbot no WhatsApp, pois 99% dos brasileiros possuem e utilizam o app de mensagens diariamente. Desta forma, é possível, mediante ao opt in do lead, enviar conteúdos diversos através do canal.
  • Falta de suporte quando o lead tem alguma dúvida: Outro fator decisivo para o sucesso da etapa de nutrição é estar sempre disponível quando o lead precisa tirar alguma dúvida. Caso ele faça perguntas, queira saber mais ou entender melhor algo que você falou, é um sinal de que ele está interessado no que você está oferecendo. Por isso é fundamental estar sempre disponível para respondê-lo, e aqui entra novamente a vantagem de contar com o bot, que estará disponível 24×7 para o seu lead.

 

Automatização de campanhas

Nós sabemos que quanto maior for a personalização da comunicação entre as marcas e as pessoas, maiores são as chances de conversão. No entanto, nem sempre é possível garantir um nível de personalização tão alto dependendo do volume de mensagens disparadas.

Outro problema enfrentado para o disparo de promoções e novidades é o custo da operação, que dependendo do canal utilizado acaba sendo muito alto. 

Para resolver estes dois problemas, uma boa estratégia é utilizar o disparo de campanhas através do chatbot. Desta forma você consegue um nível de personalização maior, com um custo operacional mais baixo.

Se você, por exemplo, ainda utiliza SMS na sua estratégia de marketing, outra forma de torná-la mais barata é substituindo o canal  pelo RCS. Desta forma, além do canal em si já ser mais barato, você pode aproveitar a dica anterior deixando a campanha mais personalizada com a ajuda de um chatbot.

 

Estas são algumas formas em que a interação automatizada pode auxiliar nas estratégias de marketing. No restante do funil, os chatbots continuam atuando, podendo auxiliar diretamente nas vendas e atuando com o atendimento ao cliente no pós-vendas. 

Esperamos que as dicas sejam úteis para o teu negócio, e que possam ajudar as pessoas a enxergarem o uso desta tecnologia em outras frentes. Tem alguma dúvida? Chama a gente! 

 

Texto originalmente publicado na Bots Brasil.

 

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