A experiência do consumidor impulsionando a nova geração de e-commerce

“Sair às compras” está rapidamente se tornando uma atividade ultrapassada – o modelo tradicional de comércio está dando lugar ao comércio virtual ao passo que as capacidade digitais evoluem para proporcionar aos consumidores experiências cada vez mais personalizadas. Marcas tradicionais estão se esforçando para acompanhar a nova onda de empresas experientes em e-commerce, enquanto a tecnologia começa a expandir e transformar a forma como compramos produtos e serviços.

 

Uma das forças impulsionadoras desta transformação é a automação alimentada por Inteligência Artificial.

 

Uma recente pesquisa da Gartner sugere que, em geral, empresas estão se tornando conscientes da importância do uso de Inteligência Artificial de alguma forma: 59% das empresas entrevistadas dizem que estão avaliando formas de construir suas estratégias de IA, enquanto os 41% restantes já adotaram soluções automatizadas.

 

Essa nova era do e-commerce e suas capacidades em constante evolução vieram para impactar o relacionamento entre marcas e consumidores. Então, quais são esses impactos e como as empresas podem utilizar essas possibilidades ao passo que o e-commerce se torna a nova norma?

 

As principais soluções na nova fronteira do e-commerce personalizado

 

Enquanto as empresas continuam a repetir e refinar suas estratégias digitais, fica claro que a personalização é um fator decisivo na satisfação do consumidor. Com o espaço para a experiência do consumidor alimentada por IA expandindo rapidamente, existem algumas soluções que surgem para revolucionar o e-commerce como o conhecemos.

 

Chatbots, experiências automatizadas e IA conversacional

 

A digitalização do comércio está mudando as expectativas dos consumidores e inspirando padrões de compras e experiências nunca vistos antes. As marcas precisam capitalizar nos mercados emergentes de tecnologia alimentada por voz e assistentes digitais para reinventar suas estratégias de relacionamento com seus clientes ou enfrentarão a possibilidade de extinção. 

 

Muitas empresas já tiram proveito desse tipo de tecnologia. Uma famosa empresa aérea, por exemplo, se diferenciou das demais empresas do setor de aviação comercial com a adoção de um chatbot inteligente que utiliza a mais recente tecnologia de IA para facilitar a vida do consumidor e, ao mesmo tempo, reinventar a experiência do consumidor. Esse chatbot gerencia as necessidades dos consumidores com relação aos seus voos – incluindo check-ins, status de voo e troca de assentos – e proporciona uma experiência personalizada aos clientes com soluções simples para suas demandas.

 

Este é apenas um dos exemplos de como uma integração bem-sucedida de um chatbot pode proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.

 

Uma nova era no relacionamento com os clientes

 

O futuro da indústria de e-commerce apresenta inúmeros desafios para que marcas proporcionem a seus consumidores experiências satisfatórias que os faça sentir como se suas preferências estejam sendo atendidas.

 

Para sobreviver à nova era do e-commerce e suas soluções tecnológicas, as empresas precisarão consideram alguns desses novos desafios, tais como:

 

  • Qual o real impacto da digitalização do comércio e o que as marcas podem ou devem fazer para colocar a experiência do consumidor à frente de seus negócios?
  • Como as empresas podem alavancar os insights dos consumidores para prever oportunidades inexploradas em seus negócios?
  • Qual o papel da integração físico-digital nessa nova era do relacionamento com o consumidor e como as empresas podem redefinir seus esforços comerciais em favor da qualidade e da conveniência das experiências?

 

Existem inúmeros exemplos de empresas que atenderam a essas questões e se adaptaram a uma nova paisagem emergente de e-commerce e experiência do cliente. Ao passo que a tecnologia aplicável continua a refinar e reinventar a experiência do consumidor, as marcas podem buscar exemplos de boas práticas quando forem desenvolver soluções para atender ao novo consumidor, que exige que suas demandas sejam supridas com um clique em um botão ou com um comando de voz.

 

Sua marca estará preparada para acomodar a nova norma de e-commerce personalizado?

 

Texto traduzido e adaptado de Digital Commerce 360.

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