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Prefixo 0304: conheça a medida da Anatel para evitar cobranças abusivas

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Recentemente, o Conselho Diretor da Anatel acatou a sugestão do conselheiro Emmanoel Campelo de que as chamadas de cobrança sejam identificadas com o prefixo 0304. A nova regra foi aprovada por unanimidade.

De acordo com Emmanoel Campelo, da mesma forma que ligações de telemarketing, cobranças também podem ser abusivas. Dessa forma, com o prefixo, o consumidor será preservado.

As empresas de cobrança, por outro lado, terão que traçar novas estratégias, pois o número de ligações recusadas será ainda maior.

Confira neste texto todos os detalhes do prefixo 0304 e saiba como trabalhar a recuperação de crédito por meio de outros canais.

 

Vamos lá?! 🤖

 

O que é o prefixo 0304?

Já há algum tempo, os consumidores vêm reclamando das práticas abusivas das empresas de cobrança. Pensando nisso, o Conselho Diretor da Anatel aprovou, de forma unânime, o uso do prefixo 0304 para cobranças.

Na prática, quando uma empresa ligar para o consumidor, o número que deve aparecer na tela deve iniciar com 0304. A regra é muito semelhante ao prefixo 0303, que existe para indicar ligações de telemarketing.

Com isso, os consumidores podem decidir sobre atender ou não as chamadas de cobranças.

De acordo com Campelo: “Com o 0304, o devedor vai atender se puder e se quiser, no seu direito”.

 

Qual o objetivo do prefixo 0304?

O principal objetivo dessa nova regra é combater as práticas de cobrança abusiva. Além disso, busca dar ao consumidor mais poder de decisão, já que, sabendo de antemão do que se trata a chamada recebida, o consumidor decide se atenderá ou não a ligação.

“As ligações de cobrança estão em pé de igualdade com o telemarketing ativo como ofensor com chamadas indesejadas. Não é porque está devendo que o cidadão se torna de segunda classe”

Emmanoel Campelo, conselheiro no Conselho Diretor da Anatel

 

Quando a regra do prefixo 0304 entrará em vigor? 

De acordo com a Anatel, somente no segundo semestre de 2023 a regra do prefixo 0304 passará a valer de fato. Isso porque, apesar do projeto já ter sido aprovado, ainda deve passar por consulta pública por 60 dias. Após, o ato será publicado com início de vigência em 180 dias.

 

O que acontece com as empresas que não se adaptarem?

Caso as empresas não obedeçam à nova regra, a penalidade varia desde bloqueios de serviços até multas.

Por isso, é extremamente importante estar sempre atento às atualizações para conseguir se adaptar a tempo para, assim, não prejudicar a empresa de forma alguma.

 

Qual a diferença do prefixo 0303?

Em resumo, tanto o prefixo 0303 quanto o 0304 têm o mesmo objetivo: combater as ligações abusivas por parte das empresas.

A diferença, porém, é que o 0303, aprovado desde setembro de 2021, diz respeito ao telemarketing ativo, enquanto o 0304 é específico para empresas de cobrança.

 

Como bloquear ligações de cobrança

É fato que essa nova regra será muito bem recebida pelos consumidores, que muitas vezes acabam sendo perturbados em momentos inconvenientes. Existem alguns meios que o consumidor pode utilizar para se proteger de ligações abusivas, sejam de telemarketing ativo ou cobrança. Confira:

  • 👉 Não Me Perturbe: evite ligações indesejadas de forma fácil e gratuita. Basta acessar o site e realizar o seu cadastro;
  • 👉 Procon: procure pelo Procon do seu estado e realize o bloqueio do telemarketing. Você pode incluir até cinco de seus números de telefone;
  • 👉 Consumidor Gov: caso você observe que as normas estabelecidas pela Anatel não estão sendo cumpridas, você pode acessar o consumidor.gov.br e registrar a sua reclamação.

 

Alternativa para as empresas

Uma das principais dificuldades na recuperação de crédito é o grande número de ligações recusadas. Com certeza, a tendência é que isso se intensifique após a implementação do prefixo 0304.

Por isso, as empresas que estiverem atentas às outras possibilidades de canais, conseguirão ter muito mais sucesso. 

 

O WhatsApp na recuperação de crédito

O WhatsApp, por exemplo, é o aplicativo preferido dos brasileiros e vem tendo resultados incríveis na recuperação de crédito.

prefixo 0304 gráfico com popularidade dos aplicativos

De acordo com o próprio presidente da Anatel, Carlos Baigorri, a intenção não é combater a atividade de cobrança, mas sim as práticas indevidas e abusivas. Sendo assim, utilizar o WhatsApp para realizar as cobranças é uma excelente alternativa – que foi comprovada, inclusive, pela HS Financeira. Confira mais detalhes a seguir.

💡🤖 Leia também: Clientes inadimplentes – como os chatbots podem ajudar na recuperação de crédito

 

Case de sucesso: HS Financeira

Com uma gestão centralizada e uma visão única de todas as informações na nossa plataforma Ubots Desk, a HS Financeira potencializou sua estratégia de vendas de crédito pessoal e recuperação de crédito através de canais digitais.

Para isso, eles começaram a utilizar o WhatsApp Business API como o principal canal de relacionamento.  Assim, para a recuperação de crédito, após o filtro realizado pelo chatbot do WhatsApp, o consumidor é transferido para o agente responsável.

Visando potencializar tanto estratégias de recuperação de crédito quanto de captação de cooperados, a HS Financeira conquistou uma carteira de meio milhão de vendas pelo WhatsApp nos primeiros 2 meses!

Clique aqui para conferir todos os detalhes desse super resultado!

 

Espero que esse conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas acerca do assunto!

E, se você quer agir antes mesmo de ter suas ligações recusadas, fale com um de nossos especialistas e implemente uma estratégia de recuperação de crédito por meio dos canais digitais. Estamos aqui para te ajudar a tornar incrível o seu relacionamento digital!

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