Na última quarta-feira (1º de agosto), o WhatsApp divulgou o lançamento de um novo conjunto de ferramentas (chamado de API) para o WhatsApp Business voltado para empresas de médio e grande porte. No começo deste ano, a empresa já havia anunciado o lançamento da plataforma Business para empresas de pequeno porte.
Os recursos têm como objetivo proporcionar um novo canal de atendimento, facilitando e agilizando a comunicação entre empresas e cliente. A adesão depende de aprovação prévia do aplicativo e os recursos serão pagos pela empresa que adere ao WhatsApp Business.
A nova API permitirá que grandes empresas enviem informações automáticas aos consumidores e forneçam suporte em tempo real através da plataforma, seja para resolver uma dúvida sobre produto ou ajudar na resolução de um problema. Além disso, será possível iniciar uma conversa com a empresa a partir de um botão disponibilizado no site da marca ou em anúncios no Facebook.
Dentre as possibilidades de uso da nova API está a personalização de notificações com conteúdos relevantes e não-promocionais, como lembretes de eventos e status de pedidos, por exemplo. Quando o cliente entrar em contato com a empresa através do canal, esta terá 24h para responder ao chamado gratuitamente. Após este período, será aplicada uma taxa.
Os anúncios do Facebook que exibirem o botão para WhastApp redirecionarão o usuário para a plataforma com alguns detalhes previamente preenchidos, permitindo que o usuário envie mensagens rapidamente à empresa informando o que deseja.
As empresas que aderirem à nova API do WhatsApp Business terão acesso a métricas sobre as conversas iniciadas e números de mensagens enviadas a partir de anúncios do Facebook através da ferramenta de Gerenciamento de Anúncios da própria rede.
Segundo o WhatsApp, as mensagens permanecerão criptografadas e o usuário continuará tendo total controle sobre as mensagens recebidas. De acordo com o blog oficial do app: “As empresas pagarão para enviar determinadas mensagens, logo eles terão o cuidado de enviar mensagens bem selecionadas e que não ocupem um espaço desnecessário em sua lista de conversas.”
O WhatsApp é hoje o maior aplicativo de troca de mensagens do mundo e só no Brasil já contabiliza mais de 120 milhões de usuários ativos mensalmente.
Nos últimos anos, o uso de apps de mensageria vem superando o uso de redes sociais. De acordo com um relatório do BI Intelligence, o número de usuários ativos mensalmente nos 4 maiores apps de conversa do mundo superou o das 4 maiores redes sociais do mundo em 2015. E segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, 96% dos internautas brasileiros que possuem um smartphone tem o WhatsApp instalado em seus telefones.
Com tamanha popularidade e aderência, o WhatsApp se caracteriza como um ótimo canal para aprimorar o relacionamento de empresas com seus clientes. O lançamento dessas novo conjunto de ferramentas da plataforma para grandes empresas já era muito aguardado e vem de encontro ao conceito de SAC 3.0, que busca um maior envolvimento dos consumidores com a marca através de multicanais – priorizando aqueles onde o cliente está mais presente.