O WhatsApp Marketing usa as funções do aplicativo de maneira estratégica para fazer a sua empresa alcançar os objetivos de negócio. Ele traz uma série de benefícios, quando executado da forma correta.
O WhatsApp faz parte do cotidiano de todos os brasileiros que usam o aplicativo, geralmente, para falar com familiares e amigos. Porém, ele também pode ser usado no Marketing de uma empresa, prática que profissionais da área e empreendedores passaram a chamar de WhatsApp Marketing.
Se você tem dúvidas de como colocá-lo em prática, chegou ao lugar certo! Ao longo deste artigo, abordaremos os seguintes pontos:
- O que é WhatsApp Marketing?
- O que é WhatsApp Business?
- Quais são as vantagens de fazer Marketing no WhatsApp?
- Quais as melhores dicas para fazer WhatsApp Marketing?
Vamos lá?
O que é WhatsApp Marketing?
O conjunto de estratégias e ações de Marketing utilizadas no WhatsApp com a finalidade de estabelecer uma boa comunicação com a sua audiência, além de fortalecer a marca e fechar novos negócios, é chamado de WhatsApp Marketing. Portanto, o app deixou de ser apenas um simples instrumento de mensagem pessoal para se tornar uma ferramenta essencial de negócios.
Afinal, somente no Brasil, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones e 93% das pessoas o usam todos os dias, e das mais diversas formas. Embora mensagens de texto sejam o formato mais comum, o aplicativo também conta com mensagem de voz e vídeo chamada.
Esses recursos são utilizados tanto por parentes e amigos quanto por empresas para realizar reuniões one on one, caso uma das pessoas não tenha o Zoom ou Meet instalado no celular. Outras funções também passaram a ser inseridas, desde que o app foi comprado pelo Facebook, por 22 bilhões de dólares, em 2014.
Entre elas, o compartilhamento de status — similar ao Instagram Stories — e, recentemente, ferramentas para edição de imagem. Dessa forma, podemos concluir que o WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação pessoal, tal como era o telefone, nos anos 90.
Toda vez que alguém precisava falar com uma marca, recorria ao telefone, o que gerou, inclusive, o boom do 0800. Hoje, imediatamente, todos procuram o número de WhatsApp da empresa para sanar dúvidas ou, até mesmo, realizar compras. Por mais que as plataformas de e-commerce tenham essa finalidade, alguns consumidores ainda preferem falar com alguém antes de comprar.
O que é WhatsApp Business?
Como a intenção inicial do WhatsApp era estabelecer o contato entre pessoas físicas, em 2018, foi lançado o WhatsApp Business para que as empresas pudessem usar. Por mais que alguns empreendedores ainda utilizem o aplicativo padrão para falar com os seus clientes, o é ideal que optem pela versão desenvolvida para negócios.
Ao contrário do que alguns pensam, ele não é uma extensão ou upgrade, mas sim, um app diferente. Portanto, para tê-lo, é necessário recorrer ao Play Store ou Apple Store, baixá-lo e instalá-lo no seu celular.
O primeiro diferencial que você consegue encontrar é um campo para inserir os dados da empresa, como endereço, telefone fixo, e-mail e horário de atendimento. Tudo isso facilita o acesso a essas informações.
Também existe a função de deixar uma mensagem automática durante o horário em que a empresa está fechada. Isso é importante, pois se uma pessoa enviar mensagem no final de semana e não tiver qualquer tipo de resposta, pode ter a impressão de estar sendo ignorada. Por outro lado, ao ler a mensagem automática, ela passa a saber que será respondida na segunda-feira.
Quais são as vantagens de fazer Marketing no WhatsApp?
Agora que você já sabe o que é WhatsApp Marketing e como usar a versão para negócios do aplicativo, levantamos os principais benefícios de tê-lo na sua estratégia.
Contato direto com o cliente
O WhatsApp foi desenvolvido para que as pessoas conversem entre si, o que faz o público entender que realmente há uma pessoa por trás da conta conversando com ela. Ao fazer contato direto com o cliente a partir do aplicativo, você pode ir direto ao ponto, seja para sanar as dúvidas que ele tem ou mesmo para fechar uma negociação.
Inclusive, já existem ferramentas que oferecem a assinatura eletrônica de documentos pelo WhatsApp. Assim, a burocracia fica menor e a venda é concluída com mais rapidez.
Alta taxa de abertura das mensagens
Por mais que o e-mail marketing seja fundamental em uma estratégia de Marketing Digital, as empresas precisam ser bem criativas para aumentar as taxas de abertura e clique das mensagens. Por outro lado, a taxa de abertura do WhatsApp é alta, pois a maioria das pessoas pega o celular assim que chega uma mensagem nova para conferi-la.
De acordo com uma pesquisa da Digital Defynd, mensagens enviadas por WhatsApp têm 70% de chances de seremser abertas. Além disso, dependendo da configuração da conta, também é possível saber se a pessoa visualizou o texto ou ouviu o áudio.
Nem todas as empresas estão usando (ainda)
Se você fizer uma análise de empresas — tanto dentro quanto fora do seu segmento —, notará que a maioria está presente em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, mas nem todas usam WhatsApp. Isso é uma grande vantagem. Por isso, deixe claro para o seu público a disponibilidade de atendimento pelo app, com ações como:
- botão no site que leve os visitantes diretamente à conversa do WhatsApp;
- chamadas de ação para que o seguidor fale com você pelo app em suas redes sociais, como Facebook e Instagram;
- link na assinatura dos seus e-mails, sobretudo, se tiver uma lista grande.
Se não souber como transformar seu número de WhatsApp em link, é bem simples. Basta substituí-lo pelos “X” no link abaixo:
https://api.whatsapp.com/send?phone=XXXXXXXXXXXXX
Assim, toda vez que alguém clicar nele, cairá direto em uma conversa com você no aplicativo ou WhatsApp Web (a versão desktop do app).
Atendimento mais humano
Se as pessoas estão acostumadas a falar informalmente pelo WhatsApp, por que com as marcas seria diferente? Logo, ao entrar em contato com o seu público, o atendimento não precisa ficar tão preso à formalidade.
Falar a mesma língua da sua audiência, usar emojis e figurinhas tornam o atendimento mais humano e a experiência mais divertida. Porém, um ponto importante deve ser lembrado: o uso correto da língua portuguesa. Afinal, alguns clientes podem pensar: “será que o produto deles tem a mesma qualidade desses erros de português?”.
WhatsApp Marketing é gratuito
Ao usar o WhatsApp (inclusive, sua versão Business), você consegue enviar mensagens para toda a sua base de contatos sem nenhum custo. Além disso, ao contrário de redes sociais como o Facebook, não há algoritmo programado para impedir que a sua mensagem não chegue à base completa.
A exemplo de ferramentas como o Google Meet e o Zoom, pode ser que no futuro algumas funções do aplicativo passem a ser pagas. Mas, enquanto esse momento não chega, aproveite!
Quais as melhores dicas para fazer WhatsApp Marketing?
Por fim, trazemos aqui cinco dicas que são essenciais para você fazer WhatsApp Marketing de forma eficiente.
Faça um planejamento
Sabe aquela mensagem do seu WhatsApp pessoal que você ficou de responder mais tarde, mas acabou se lembrando somente dias, ou até semanas, depois? Um amigo pode relevar isso, mas será que um cliente fará o mesmo? Ou, nesse meio tempo, ele já terá fechado negócio com o concorrente?
Por isso, tenha bem estruturado o planejamento do seu atendimento. O próprio WhatsApp Business conta com funções específicas para isso, como tags que categorizam os clientes. Assim, você consegue classificá-los como prospects, clientes, fornecedores, funcionários, de modo a ter a lista bem organizada.
O follow-up do atendimento também é muito importante, sobretudo, se tiver viés comercial. Mesmo que ele seja feito em uma planilha de Excel, é um ponto que não pode faltar no seu planejamento para que nenhuma chance de venda escape.
Personalize as mensagens
Para personalizar uma conversa pelo WhatsApp, é essencial coletar duas informações da pessoa que procurou o seu contato: nome e o motivo que a fez querer falar com você. Chamar a pessoa pelo nome causa uma proximidade com a marca, fazendo-a sentir-se mais confortável ao falar com você. Por sinal, após perguntar o nome dela, apresente-se também, caso já não o tenha feito.
Em seguida, conduza o papo tendo como foco o problema que a pessoa tem. Por mais que doa saber disso, a verdade deve ser dita: não importa o quão maravilhoso seja o produto ou o serviço da sua empresa, o que realmente interessa ao cliente é resolver o problema que o fez procurar você.
Use templates de atendimento
Apesar de termos mencionado a importância do atendimento humanizado, ter algumas respostas prontas é de grande ajuda. Se você perceber que quase toda mensagem começa com algo próximo de “Olá, meu nome é Fulano. Por favor, me diga o seu nome e como posso ajudar”, por que não transformar isso em um template, em vez de digitá-lo toda vez que chegar alguma mensagem nova?
Aproveite os recursos de fotos e vídeo
Ivan de Souza, especialista da Rock Content, aponta que conseguiu bater as metas de vendas ao usar estrategicamente as funções de fotos e vídeo do WhatsApp. Toda vez que ele abordava um lead pelo app, mandava uma foto em que segurava um papel com o nome da pessoa, escrito manualmente, e um áudio curto e personalizado se apresentando.
Apesar de ser um trabalho moroso, quando feito em larga escala, é uma forma criativa de usar os recursos e que podem valer a pena se as taxas de conversão forem altas. Empresas que vendem produtos físicos também podem fazer vídeos curtos do seu uso e enviar de forma personalizada pelo WhatsApp, por exemplo:
– Olá, Carlos! Tudo joia? Gravei este vídeo para você ver como o produto funciona. Espero que curta e, se tiver alguma dúvida, pode perguntar por texto ou por áudio.
Ao seguir essas dicas, você conseguirá fazer WhatsApp Marketing de forma eficiente para conquistar o seu público e trazer mais resultados.
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