O churn ou churn rate é uma taxa que nenhuma empresa quer ver crescer, pois ela indica o número de clientes que deixou de fazer negócios com a organização. Se você está passando por este problema, neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber:
- O que significa?
- Como se calcula?
- O que gera uma alta taxa de churn?
- Como evitar?
Imagine que você tem dois times empenhados em adquirir novos clientes: marketing e comercial. Para isso são realizados estudos aprofundados sobre as personas, análises de dados, contratação de novas ferramentas.
Além disso, é dedicado muito empenho, esforço e tempo para conquistar os novos consumidores. Algumas das ações realizadas para isso são:
- Campanhas de captação de leads;
- Criação de réguas de relacionamento;
- Disparo de e-mail marketing;
- Abordagens em diferentes canais de comunicação;
- Envio de materiais ricos;
- Reuniões e apresentações;
- Demonstrações do produto;
- Criação e revisão de contratos.
Enfim, existe muito trabalho até que o lead se torne um cliente. No entanto, depois de algum tempo o cliente percebe que o produto ou serviço não era tudo aquilo que o comercial prometeu. Isso deixa qualquer consumidor insatisfeito, e muitas vezes eles acabam buscando por outro fornecedor.
Para o consumidor 5.0 a experiência gerada é tão importante quanto a qualidade do produto entregue. Por isso, é fundamental planejar e implementar estratégias que coloquem o cliente no centro de qualquer decisão da empresa.
Sem isso, provavelmente o cliente acabará ficando insatisfeito em algum momento da sua jornada com a marca, o que causará o temido cancelamento de contrato.
Para que a sua empresa não passe, ou não volte a passar por isso, vamos te ajudar a entender tudo sobre a métrica e, principalmente, compartilhar dicas para que a retenção de clientes seja cada vez maior.
O que é churn?
Conhecido também como churn rate, o termo que vem do inglês significa taxa de rotatividade. De uma forma breve, podemos considerá-lo como uma métrica que indica o número de clientes que cancelaram o contrato em um determinado período. Ou seja, ele indica quantos clientes sua empresa perdeu dentro do tempo analisado.
De nada adianta todo o esforço para conquistar novos clientes se a taxa de churn da organização estiver elevada. Isso acontece porque para que a empresa possa expandir sua carteira de clientes, o número de cancelamentos não pode exceder o número de novos contratos.
Como calcular a taxa de churn?
O primeiro passo para realizar o cálculo é estabelecer o período que você deseja analisar, que pode ser mensal, trimestral ou semestral, tudo vai depender da sua estratégia.
Então para realizar o cálculo é preciso dividir o número de clientes perdidos no tempo estabelecido para análise, pelo número de total de clientes ativos no mesmo período.
Por exemplo, quando for escolhido analisar o período de 1 mês, a taxa deve ser calculada da seguinte forma:
Clientes perdidos no mês / Total de clientes ativos no mês
Pronto! Você descobrirá qual é a taxa de churn rate da sua empresa. Porém, ao contrário do cálculo que é muito simples, diminuir esse número é um pouco mais complexo.
Qual a taxa ideal de churn?
A resposta correta é: a mais baixa possível. Não existe um número exato, pois cada empresa tem uma estratégia, um ticket médio e um perfil de cliente diferente. Por isso, é fundamental compreender o que funciona para a sua empresa.
Uma boa forma de chegar ao valor ideal, é pesquisando com empresas do mesmo setor, para ver como eles analisam a métrica.
Chegar a 0, infelizmente, é quase impossível. Mas quanto menor for a taxa mais saudável estará a sua relação com os clientes, e mais sucesso terá a sua organização.
Antes de vermos como aumentar a retenção de clientes, confira quais são os motivos que tornam a taxa mais elevada.
O que causa uma taxa elevada de churn?
Falta de onboarding adequado
Quando o consumidor inicia sua jornada com determinada marca ele precisa ser guiado, ter uma apresentação clara sobre o produto, e se necessário um treinamento bem estruturado. Além disso, é preciso mostrar onde o cliente pode chegar e todo o valor que a sua marca pode gerar a ele.
Quando os clientes contratam uma empresa e não recebem esse onboarding é comum que sintam perdidos e confusos. Na maioria das vezes, nessas situações eles acabam não conseguindo alcançar o potencial máximo do produto e acabam cancelando o contrato.
Não estruturar a jornada do cliente
Falando em jornada do cliente, é impossível falar em retenção sem ter uma jornada bem estruturada. Saber como o consumidor se relaciona com a sua marca é fundamental para tornar a experiência deles incrível.
Quando isso não acontece o cliente tende a ficar desamparado em algumas etapas da jornada, o que diminui significativamente a satisfação deles.
Suporte e atendimento ineficaz
Esse é um dos principais responsáveis pela desistência dos clientes. A falta de um suporte ágil e eficaz deixa qualquer um frustrado.
Deixá-los esperando por resposta, gerar filas de espera ou não fornecer uma resolução eficaz são fatores que mais contribuem para a insatisfação.
Não contar com uma equipe de Sucesso do Cliente
Como falamos anteriormente, ter um onboarding e uma jornada de consumo bem estruturada é essencial, e para conduzi-los é necessário ter uma boa equipe de sucesso do cliente.
Sem profissionais qualificados para auxiliar o cliente a obter sucesso dentro de sua jornada com a marca, fica muito difícil alcançar a lealdade deles, a ponto do churn ser inevitável.
Falta de foco nas necessidades do cliente
Ter um time especializado no sucesso do cliente é essencial, mas é preciso ir além: construir uma cultura focada nas necessidades dos consumidores.
Todos os colaboradores precisam saber quem são os clientes, como eles se comportam, bem como suas necessidades e expectativas. Ter uma cultura centrada no cliente trará vantagens que são capazes de aumentar expressivamente a retenção deles.
Como conquistar a lealdade dos clientes
Para reduzir a taxa de churn a equação é muito simples: é preciso conquistar e fidelizar os clientes. Mas como? Abaixo vamos compartilhar dicas valiosas, para você começar a transformar a relação com os consumidores hoje mesmo.
Foco total no cliente
Empresas que querem despertar a lealdade dos seus consumidores precisam ter todas as suas áreas focadas nas necessidades dos clientes.
E o primeiro passo, sem dúvidas, é saber quem são os seus clientes. Se a carteira for muito grande, você pode traçar um perfil e trabalhar em cima dele, mas o mais importante é que todas as decisões tomadas sejam pensando naquela “pessoa”.
Outra etapa fundamental, é saber como esse cliente se comporta. Como é a jornada dele com a marca? Sem essa jornada bem desenhada é bem provável que você não tenha sucesso.
Leia também: Jornada do cliente – O que é e como melhorar cada etapa?
Mais do que saber como o consumidor se comporta quando está em contato com a sua marca, é compreender o que ele espera de cada etapa e como a empresa pode facilitá-las.
Para que a experiência desse cliente seja incrível, ele precisa alcançar o sucesso, ou seja, perceber o valor que a sua organização está gerando a ele.
Para que isso aconteça toda a organização precisa ser focada no cliente, mais do que uma área especializada, cada decisão tomada deve partir de uma pergunta: Isso vai gerar valor para o meu cliente?
Quando a empresa age assim o consumidor percebe que as suas necessidades estão sendo ouvidas e atendidas. Isso gera uma relação mais humanizada e empática, aumentando a satisfação e nível de lealdade dele.
Melhorar o atendimento
Imagine que o comercial fez diversas promessas para o lead, de que além de ter um excelente produto, ele teria suporte 24×7, um atendimento próximo e humanizado, mas quando ele fecha o que encontra é um atendimento sem nenhuma agilidade.
Isso deixa qualquer um frustrado, por isso para diminuir a taxa de churn em uma organização é preciso ter uma atenção muito especial ao atendimento prestado ao cliente.
Confira algumas ideias para colocar em prática na sua operação de atendimento:
Páginas de FAQ
Provavelmente sua empresa deve receber um bom número de perguntas frequentes, certo? Criar um help center, ou página de FAQ é uma estratégia que ajuda muito a agilizar o atendimento.
Leia também: O que é FAQ?
Isso acontece pois, ao invés de ficar esperando um atendente disponível para tirar uma dúvida, a pessoa consegue a resposta que procurava na mesma hora, com total autonomia.
Além disso, a implementação é muito simples e o canal ainda garante uma redução de custos com atendimento.
Automatize alguns fluxos de conversa
Quantos clientes você já perdeu por não ter agilidade o suficiente para resolver as suas demandas? Com a ajuda de um chatbot bem desenvolvido, você pode resolver até 80% destes problemas de forma automatizada.
Um bot com um bom fluxo conversacional pode transformar a relação entre sua marca e os clientes, uma vez que eles ficam disponíveis 24×7. Além disso, eles podem realizar interações personalizadas e humanizadas, basta conhecer bem o seu consumidor na hora de desenvolvê-lo.
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Esteja nos canais corretos
De nada adianta pensar em ferramentas e soluções para agilizar o seu atendimento se a sua empresa não está disponível nos canais corretos.
E quais são eles? Não existe uma resposta certa ou universal para esta pergunta. De novo, é preciso conhecer os seus clientes e saber o que eles esperam da sua comunicação.
Mas uma boa pergunta a ser feita é, quais canais são mais acessíveis para os seus consumidores? Ou seja, aqueles que podem facilitar o seu dia a dia e derrubar qualquer barreira de interação entre sua marca e o cliente.
Alguns exemplos de canais que conferem essa facilidade são o WhatsApp e o Appchat. Os dois podem ter as conversas facilmente automatizadas, garantindo agilidade e proximidade na comunicação.
Seguindo essas 3 dicas você estará muito mais próximo de um atendimento excelente, capaz de estreitar sua relação com os clientes.
Identifique o nível de lealdade dos seus clientes
Outro fator fundamental para reduzir sua taxa de churn rate é saber qual é o nível de lealdade de cada consumidor. Realizando esse trabalho você provavelmente irá identificar clientes com grande possibilidade de encerrar o contrato com a sua empresa. E é justamente essa a ideia.
Sabendo quem são esses clientes você pode agir logo e reverter a situação antes que seja tarde. Para identificá-los, o mais indicado é realizar uma pesquisa NPS, que vai mostrar justamente o quanto cada cliente é leal à sua marca.
Após saber quem são os consumidores com potencial para abandonar a sua empresa, é preciso ouvi-los e saber o que causou tamanha insatisfação. Após saber quais são todos os pontos, é necessário agir de forma imediata.
Veja o que é mais simples de ser feito e vá implementando as melhorias destacadas, e lembre-se, mostre isso para o cliente da forma mais personalizada possível, para que ele saiba o quanto é importante para a sua empresa.
O que achou das nossas dicas? Esperamos que elas sejam úteis e possam te ajudar e entregar experiências incríveis para os seus clientes.
Precisando de ajuda para implementar alguma melhoria? Nosso time de especialistas está aqui para te ajudar.