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Dia do cliente – 5 ações para fidelizar os consumidores

O segundo semestre do ano é repleto de datas importantes para as marcas. O Dia do Cliente é uma delas. Comemorado no dia 15 de setembro, a data vem ano a ano tendo mais importância para empresas e consumidores.

Se você quer aproveitar a data para:

  • Vender mais
  • Fidelizar clientes
  • Estreitar a relação com os consumidores

Esse conteúdo é para você! Nele vamos abordar diversos assuntos, então se quiser ver algo específico, é só pegar uma carona clicando no menu 🚀

 

Quem trabalha com vendas sabe que existem períodos mais desafiadores para o negócio. Em meses de baixo faturamento, o mercado precisa se reinventar e criar ofertas irresistíveis para atrair os consumidores. 

Foi assim que as datas mais importantes para o negócio foram criadas ou “importadas”, como foi o caso da Black Friday

🛒 Leia também: Black Friday  – comece a planejar já!

O consumidor brasileiro estava acostumado a economizar para fazer as compras de Natal. Por isso, o mercado precisou criar movimentos para que esse consumo fosse antecipado. 

No primeiro semestre, comemorações como Dia das Mães, Dias dos Namorados e Páscoa, movimentam muito o mercado no geral. Já no segundo, as vendas costumavam ser bem mais baixas.

Com isso, em 2003 o Dia do Cliente foi criado pelo empresário João Carlos Rego. A partir desse momento, as empresas passaram a oferecer ofertas especiais para atrair cada vez mais consumidores.

Em 2010 foi a vez da Black Friday. A última sexta-feira de novembro cheia de promoções, já popularizada nos EUA, chegou no Brasil. 

O consumidor brasileiro, por sua vez, se adaptou muito bem aos novos períodos de descontos. Atualmente é comum ver pessoas:

  • Realizando listas de produtos que desejam comprar
  • Se organizando financeiramente para as compras
  • Aumentando limite do cartão de crédito

Com todo esse sucesso, em 2019 foi criada a Semana do Brasil. O evento acontece no período que antecede o Dia do Cliente, ou seja, nas duas primeiras semanas de setembro. 

O objetivo era incentivar os lojistas a oferecerem descontos por um período maior, aquecendo mais a economia do país. O sucesso foi tanto que no ano seguinte, 2020, o e-commerce brasileiro faturou R$ 2,3 bilhões durante a semana do Brasil. O número representou um crescimento de 25%

Com mais esse impulso, o Dia do Cliente obteve resultados muito positivos nos últimos anos. Confira!

 

Porque investir em ações do Dia do Cliente

 

Empresas só existem por conta dos clientes. Ou seja, tudo que é pensado para o negócio deve ter o consumidor no centro do planejamento. Por isso, ter uma data especialmente para comemorar o Dia do Cliente é essencial.

Mas separamos mais alguns dados para mostrar o quanto a data pode impulsionar o seu negócio.

➡️ Ticket médio aumentou 16% de 2020 para 2021

➡️ 3% dos consumidores que compraram no período em 2020, voltaram a comprar em 2021

➡️ R$ 505,3 milhões faturados somente no dia 15/09

Além desses números tão expressivos, a data pode trazer outras vantagens, como:

  • Aumentar a recorrência de compras
  • Fidelizar clientes
  • Aumentar o número de promotores da marca
  • Diminuir custos de aquisição de cliente

Quer saber como alcançar resultados como esses? Nós mostramos como a seguir.

 

5 dicas para alcançar resultados incríveis no Dia do Cliente 

Aumentar o faturamento é sempre bom para o negócio. Porém, as ações do Dia do Cliente precisam ser pensadas para além das questões comerciais. É fundamental pensar em toda a experiência que será gerada para os consumidores durante o período. 

Imagine a seguinte situação:

Você colocou um produto que seus clientes estavam desejando muito em promoção. O preço estava mais barato do que os concorrentes, e por isso sua marca vendeu muito. 

No entanto. a empresa não tinha planejado a experiência desses novos consumidores, e por isso teve problemas como:

  • Uma jornada de compra confusa
  • Canais de atendimento que não faziam sentido para os clientes
  • Fila de espera para atendimento
  • Falta de continuidade no relacionamento com o consumidor

Questões como essas tornam a experiência do cliente ruim. E o que acontece depois? A pessoa não volta mais a comprar da sua marca e dependendo da gravidade, vira uma detratora.

Para alcançar os resultados mencionados anteriormente, é fundamental organizar todas as ações que serão realizadas. Apenas oferecer descontos não é o suficiente para fidelizar um cliente.

Veja a seguir como vender mais e ainda fidelizar os seus clientes.

 

Benefícios 

A primeira questão que precisa ser definida para que o Dia do Cliente seja uma data interessante para o negócio, são os benefícios oferecidos.

Mas não é só diminuir o preço e dar cupom? Não!

É preciso saber o que os seus clientes realmente querem. Para isso, a solução é perguntar a eles. Alguns exemplos de benefícios que podem ser oferecidos são:

  • Desconto progressivo 
  • Frete Grátis
  • Brindes
  • Compre 2 leve 3
  • Compre um leve outro

Esses são alguns exemplos de benefícios que podem ser oferecidos especialmente por empresas do setor varejista. 

Se a sua marca tem um modelo B2B alguns benefícios que podem ser ofertados são: isentar mensalidade no primeiro mês, oferecer um serviço extra ou upgrade do produto gratuitamente.

De acordo com os objetivos de negócio, as vantagens podem ser combinadas para chegar ao resultado esperado. 

Por exemplo, se um dos objetivos da sua empresa é conseguir mais indicações dos clientes, você pode criar a seguinte promoção:

Realizando a compra no Dia do Cliente ela ganha o frete grátis. Se ela indicar para outra pessoa ganha mais 10% de desconto e um brinde especial.

 

Ações de marketing

O primeiro passo para vender mais é divulgar da melhor forma suas ações. Planeje com antecedência para deixar os seus clientes atentos a todas as promoções que estão por vir.

E não esqueça! O dia é todo deles. Capriche na identidade visual da campanha e não fique apenas nas promoções. 

Além disso, que tal apostar em novos canais de marketing disparar a sua campanha? O e-mail marketing é um canal muito utilizado para o envio de promoções. Porém, nem sempre as pessoas abrem os e-mails, o que acaba prejudicando a campanha.

Que tal enviar lembretes pelo WhatsApp? 99% dos brasileiros estão por lá, e mais de 80% já se comunicam com as marcas no canal. 

📲 Leia também: WhatsApp Marketing – como fazer da forma certa?

O WhatsApp possui diversas políticas para que a comunicação entre marca e consumidor seja sempre profissional e segura. Portanto, é preciso ter cuidado com o que será enviado. 

Mas que tal fazer uma contagem regressiva por lá? Ou até mesmo dar dicas de algum cupom que foi enviado “escondido” no e-mail, como se fosse um jogo. Ações como essa geram mais engajamento, e aumentam as chances de conversão.

Outro canal que está em alta, é o Instagram. Antes da abertura da API do canal, até poderia ser difícil se relacionar com os clientes por lá. Mas agora, todas as interações podem ser gerenciadas através da sua plataforma de atendimento.

Por lá, você pode divulgar um cupom por dia, nos stories ou reels, aumentando a sua audiência e engajamento.

 

Programa de fidelidade

Para que um cliente se mantenha fiel a sua marca a premissa básica é oferecer uma experiência de compra incrível. No entanto, nada impede que você impulsione essa fidelidade através de um programa.

A pessoa que compra no Dia do Cliente, além de usufruir da promoção, pode receber um incentivo para seguir consumindo. Como por exemplo:

  • Uma mensagem oferecendo um produto complementar com desconto
  • Um convite para um grupo ou clube de fidelidade, onde as pessoas recebem promoções exclusivas

Ações como essas, além de incentivar o cliente a continuar comprando, ajudam a estreitar a relação com a marca.

 

Overdelivering

Você já ouviu falar em overdelivering? O termo significa entregar algo a mais. Em datas especiais como o Dia do Cliente, isso faz toda a diferença. Ir além da promoção e entregar a mais para o consumidor, como forma de homenagem.

Em um dos exemplos do tópico anterior falamos em enviar um convite para clube de fidelidade. Agora imagine a seguinte situação:

Após receber o que você comprou, você recebe outra entrega da marca. Nela você tem um convite físico e mais um brinde, para que você faça parte do clube de fidelidade.

Essa é uma experiência incrível, não é mesmo? 

 

Experiência completa

Falando em experiência, é preciso pensar em cada etapa da jornada do consumidor com a marca. Desde o primeiro contato com as ações de marketing até o relacionamento pós vendas.

E como fazer para tudo sair perfeito? O primeiro passo é sempre conhecer o seu público:

  • Quem são as personas que interagem com a marca
  • Como elas interagem
  • Quais são os canais favoritos delas
  • Como elas preferem se relacionar com a marca

Essas são perguntas que precisam ser respondidas para o planejamento da jornada. E não esqueça, mesmo que você já tenha um planejamento, o fluxo de uma data especial é totalmente diferente. Você vai atrair novos consumidores e terá um volume muito maior de interações.

Mas digamos que você tem um e-commerce de eletrônicos, e estudando percebeu que atrai um público 50+. Você precisa pensar em tudo de acordo com as necessidades deles:

  • Ações de marketing nos canais que fazem sentido para eles, como o WhatsApp.
  • Um processo de compras simples 
  • Ter um chat disponível 24/7 no site para que eles possam tirar dúvidas
  • Seguir o atendimento pós vendas no mesmo canal utilizado para divulgação
  • Resolver todas as demandas do consumidor de forma imediata
  • Manter o relacionamento com eles
  • Entender se algo deu errado e resolver com muita agilidade
  • Entregar algo a mais por conta do Dia do Cliente

Esses são alguns passos que devem ser seguidos para tornar a experiência dos clientes incrível.

E aí, o que achou das dicas? Esperamos que o Dia do Cliente seja um sucesso no seu negócio. Não esqueça de colocar os seus consumidores no centro de qualquer planejamento. Faça tudo pensando neles e certamente as ações serão um sucesso.

 

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