Preparamos um conteúdo super completo para te ensinar tudo sobre Listas de transmissão para WhatsApp. Que tal ouvi-lo ao invés de ler? Basta dar o play 😁
Estreitar o relacionamento com os consumidores através do WhatsApp é o desejo da maioria das empresas. Para que isso aconteça, existem muitos elementos que devem ser considerados. Um deles são as listas de transmissão, que são fundamentais para profissionalizar a comunicação. Quer saber o que são e como funcionam?
Neste texto além de aprender como criá-las, você vai conferir dicas imperdíveis de como montar estratégias para melhorar a conversão das suas campanhas no WhatsApp.
Esse é um conteúdo super completo, então se quiser ir direto ao ponto, é só clicar no tópico sobre o qual quer saber mais!
- A importância de utilizar a versão Business do App
- O que são listas de transmissão
- Como se relacionar com os consumidores no WhatsApp
📝 Antes de partir para a leitura do texto, que tal descobrir se o WhatsApp é um bom canal de atendimento para a sua empresa? Nós preparamos um quiz para te ajudar nessa missão! Responda as 4 perguntinhas abaixo, e descubra se aplicativo de mensagens pode realmente transformar a experiência dos seus clientes.
O WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais utilizado no mundo. Ao todo são 2 bilhões de usuários ativos, sendo que 99% dos brasileiros possuem o app instalado.
Os números deixam claro que o WhatsApp é uma ferramenta poderosa quando o assunto é comunicação. O canal, que nasceu para auxiliar na comunicação pessoal, vinha a alguns anos entrando na esfera comercial.
O sucesso do canal foi tanto que, segundo o Mapa do ecossistema dos bots 2020, promovido pela Mobile Time, o WhatsApp passou a ser o canal de comunicação com o maior número de chatbots ativos, ultrapassando aplicativos como Facebook Messenger e chats da web.
Para que a comunicação no canal seja assertiva e atenda às demandas dos consumidores, é muito importante que ela seja o mais profissional possível. Para isso é importante seguir os passos listados abaixo:
- Nunca utilizar o perfil pessoal para se comunicar com os clientes;
- Ter um perfil comercial no WhatsApp Business ou WhatsApp Business API (dependendo do porte da empresa);
- Não gerar filas de espera para o atendimento.
A importância de utilizar as versões business do Aplicativo
Vendo que o app teria potencial para estreitar também relacionamentos comerciais, em 2018 o WhatsApp lançou suas versões Business , para pequenas e médias empresas, e Business API, para empresas de grande porte.
Através destas versões a empresa permitiu que organizações de todos os portes utilizassem o app para se comunicar com os consumidores.
Nas versões voltadas às empresas uma série de funcionalidades são disponibilizadas. Desta forma cada contato se torna muito mais profissional, independente do porte da sua empresa.
Desde então, o app vinha dando alguns passos no mercado de relacionamento digital. Porém, em 2020, o cenário mudou completamente e as empresas acabaram encontrando no canal uma saída para seguir se relacionando com os clientes.
📲 Leia também: Atendimento via WhatsApp – 8 dicas essenciais para o seu negócio
Uma das formas de se relacionar com os consumidores é através do disparo de mensagens em massa, que é ideal para:
- Divulgar novidades
- Compartilhar conteúdos valiosos para a sua base
- Enviar notícias relacionadas ao seu negócio
Para este tipo de comunicação é fundamental levar em consideração a política de uso do aplicativo e não violar nenhuma regra.
Se você está se perguntando como é possível consolidar o relacionamento no canal de forma escalável, existem duas formas: criar grupos ou fazer o envio ativo com o uso das listas de transmissão.
Embora a criação dos grupos seja uma boa opção, o envio ativo permite uma comunicação muito mais personalizada e eficaz, pois desta forma você estará falando com uma daquelas pessoas.
Quer saber o que é e como criar lista de transmissão no WhatsApp? Veja a seguir!
Lista de transmissão – O que é?
Uma lista de transmissão é a forma que você tem para enviar a mesma mensagem para diversos contatos de uma só vez. Além disso, o WhatsApp Business possibilita a segmentação destas listas, permitindo uma comunicação mais assertiva com respostas mais rápidas.
A lista de transmissão facilita a sua relação com os clientes pois, uma vez criada, você pode fazer os disparos sempre para as mesmas listas, sem precisar selecionar os contatos a cada novo envio.
Com a segmentação das listas de transmissão, você pode alcançar resultados melhores em suas campanhas. Por exemplo, você pode criar uma lista para leads e uma lista para clientes e utilizar uma para prospecção através do envio de conteúdos ricos e outra para nutrição e reativação dos contatos.
Como fazer lista de transmissão no WhatsApp?
Para criar uma lista de transmissão o primeiro recurso é ter a versão Business do WhatsApp instalada no seu celular. Uma observação importante a ser feita é que cada lista pode conter até 256 contatos, por isso é fundamental pensar bem no momento de criá-las. Confira abaixo um passo a passo muito simples, para criar a sua agora mesmo!
- Primeiro: Abra o seu aplicativo do WhatsApp Business e clique no ícone dos 3 pontinhos no canto superior direito da tela.
- Segundo: Clique na opção Nova transmissão.
- Terceiro: Você será direcionado para os seus contatos. Selecione todos os nomes da lista que você deseja e clique em Ok.
Estes são os passos necessários para a fazer lista de transmissão no WhatsApp, porém existem dois quesitos muito importantes que precisam ser destacados:
- Você precisa incentivar que os seus contatos tenham o seu número salvo, isso porque só irão receber suas mensagens aqueles que tiverem a empresa na lista de contatos.
- Como se trata de uma notificação ativa, você só pode enviar mensagens, e, portanto, adicionar nas listas, quem deu o aceite para as suas comunicações. Caso você não tenha feito um opt-in para o envio de mensagens, sua conta pode ser banida pelo WhatsApp.
Como editar listas de transmissão no WhatsApp?
Assim como a criação, a edição destas listas também é muito simples. Para isso basta seguir os passos listados abaixo:
- Abrir a lista que você deseja editar;
- Tocar nos 3 pontinhos no canto superior da tela;
- Clicar em “dados da lista de transmissão”;
- E então você poderá:
- Alterar o nome da lista: basta clicar no ícone do lápis;
- Adicionar novos contatos: no botão “adicionar contato”;
- Excluir contatos: basta tocar na tela e segurar até que o botão “remover” apareça.
Como excluir uma lista de contato?
Caso você tenha montado uma lista que não está obtendo o resultado esperado, você pode optar por sua exclusão. Para isso basta:
- Selecione a lista de que deseja excluir;
- Na tela de conversas segure e pressione a lista em questão;
- Toque no botão “apagar” que surgirá na tela.
Pronto, sua lista será excluída! Mas tenha cuidado, verifique sempre se a editá-la não é uma melhor opção.
Como funciona a lista de transmissão do WhatsApp?
Assim que você cria as suas listas de transmissão, elas ficam disponíveis para o envio de notificações. Para enviá-las é preciso criar um template, que deve ser previamente aprovado pelo Facebook. Com o template da mensagem aprovado você seleciona a lista para a qual deseja disparar a mensagem.
Estas listas são uma boa maneira de trabalhar um funil de vendas, marketing ou relacionamento através do WhatsApp.
Uma vez que você pode montá-los selecionando os contatos mais adequados para cada etapa do funil, como por exemplo:
Lista para fase de descoberta: pessoas que ainda estão conhecendo sua empresa, para as quais você pode enviar conteúdos voltados à autoridade.
Lista para fase de interesse: Leads que já conhecem a sua empresa e podem receber conteúdos mais direcionados para solucionar o seu problema.
Lista para fase consideração: pessoas que querem encontrar a melhor solução para as suas demandas.
Lista para fase de fechamento: monte um follow up direcionado para os leads que já estão no momento de compra.
📲 Leia também: Funil vendas – um passo a passo para alcançar resultados melhores
Trabalhar desta forma aumenta as suas chances de sucesso, além de tornar a sua comunicação muito mais personalizada e humanizada.
Tema alguma dúvida sobre o assunto ainda? Separamos algumas das perguntas mais frequentes abaixo!
Existe um limite de listas para criar?
Não. Você pode criar quantas listas forem necessárias para a sua estratégia. Por exemplo, uma lista para clientes de cada etapa do funil, ou então listas distintas para clientes com diferentes níveis de fidelidade.
Quantos contatos podem ser adicionados?
O limite de contatos por lista é de 256 pessoas.
O que fazer se a pessoa não receber sua mensagem?
A mensagem enviada através da lista de transmissão só não será recebida se o usuário não tiver o seu número salvo. Por isso, é fundamental incentivar que os consumidores salvem o contato da empresa.
Porque a lista de transmissão não entrega para todos?
Caso você perceba que nem todas as suas mensagens estão sendo enviadas, analise o número de mensagens que você está enviando. Se a frequência de envio estiver muito alta, o alcance pode acabar sendo limitado.
Agora você já sabe como fazer lista de transmissão no WhatsApp! Porém é preciso tomar muito cuidado com a experiência que você irá gerar através desta comunicação. Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar neste desafio. Confira!
Como se relacionar com os consumidores no WhatsApp
Enviar informações úteis para os clientes através do WhatsApp se tornou indispensável para a maioria das empresas. O canal traz uma série de vantagens e recursos capazes de garantir uma experiência mais ágil e facilitada entre marca e consumidor.
Mas, para isso é preciso ter alguns cuidados.
Monte uma lista de contatos engajados com a sua marca
O primeiro passo para estabelecer um relacionamento efetivo com os consumidores é montar uma base que esteja alinhada com o propósito da sua marca. Existem algumas formas de coletar estes contatos:
- Convide contatos que já são engajados em outros canais;
- Monte campanhas de captação de leads em troca de materiais ricos;
- Envie o número para os seus clientes, convidando-os a salvarem o contato para facilitar a comunicação com a marca.
Montar listas de transmissão com contatos desengajados certamente não trará o resultado esperado. Imagine a seguinte situação:
Uma empresa da qual você nunca ouviu falar, começa a enviar para você mensagens falando sobre um produto que você não conhece. Dificilmente esta abordagem vai despertar seu interesse, certo? Isso só vai fazer com que o consumidor tenha uma experiência ruim, e pode acabar fazendo sua conta ser banida.
Para te ajudar, abaixo nós separamos alguns exemplos de campanhas para engajar sua base de contatos e montar ótimas listas de transmissão para WhatsApp Business.
Dicas de campanhas para te ajudar nas suas listas de transmissão WhatsApp
Comece por uma campanha de e-mail
Você já tem uma boa base de contatos no seu e-mail? Se a sua estratégia for migrar a comunicação de lá para o WhatsApp, utilize os recursos que você já tem ao seu favor. Planeje e dispare uma boa campanha de e-mail convidando seus contatos a interagirem com a marca através do aplicativo de mensagens.
Uma boa dica é oferecer um desconto ou vantagem exclusiva para os consumidores que salvarem o contato da empresa e derem um oi por lá. Isso fará com que você consiga montar uma lista de transmissão muito mais engajada e propensa à conversão.
Aproveite a experiência de compra
Você envia algum material junto com o produto para os clientes? Mandar algum brinde junto com uma “cartinha” pode ser uma boa estratégia para montar uma lista de transmissão WhatsApp engajada. Você pode enviar um QR Code diretamente para uma conversa com a marca, onde o cliente poderá iniciar um assunto em troca de algum bônus.
Desta forma você pode criar listas com estes consumidores para trabalhar o o pós-vendas do funil.
Faça enquetes através da redes sociais
Dar o poder de escolha para os consumidores é sempre uma boa ideia. Se você tem um bom número de seguidores engajados em redes sociais que permitem a criação de enquetes (como o Instagram, por exemplo), pergunte a eles por onde desejam se comunicar com a marca.
Para os clientes que optarem pelo WhatsApp, inicie uma abordagem sugerindo que eles salvem o número da empresa e realizem um contato ativo.
Realize uma pesquisa NPS
O primeiro passo para estreitar a relação com um cliente é saber qual é o nível de lealdade dele com a sua marca. Para isso, existe uma pesquisa muito simples de ser aplicada e de ser respondida: o NPS.
A pergunta é a seguinte: de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a marca X para seus amigos?
Dependendo da resposta os clientes serão classificados como:
Neutros: aqueles que não estão insatisfeitos com a sua empresa, mas também não estão dispostos a promovê-la.
Detratores: aqueles que tiveram uma experiência tão ruim que querem alertar as pessoas a não consumirem com a sua empresa.
Promotores: aqueles que tiveram uma experiência tão boa que estão propensos a indicarem a sua marca para amigos.
Separe os clientes em Clusters
Com o resultado da pesquisa em mãos, você pode dividir suas listas de transmissão para comunicação com clientes entre cada uma das classificações.
Cada uma das listas deve ser trabalhada de acordo com o objetivo que você tem com cada um desses clientes. Por exemplo:
- Para os neutros, as mensagens enviadas devem mostrar o diferencial da sua marca, levando a experiência deles para um próximo nível.
- Para os promotores, você pode criar campanhas incentivando a indicação.
- Já para os detratores, é preciso ter mais cuidado. Envie campanhas que mostrem o quanto a marca está empenhando em melhorar os pontos destacados pelos clientes, como releases de atualização.
Perdi o cliente, e agora?
As listas de transmissão para WhatsApp podem te ajudar nesse desafio também. Crie estratégias próprias para recuperar os consumidores que abandonaram a sua empresa, e aumente suas chances de tê-los de volta na sua carteira de clientes.
📲 Leia também: Como recuperar clientes perdidos?
Gostou das sugestões? Lembre-se sempre que o mais importante é gerar boas experiências para os clientes, e o quanto mais engajado eles tiverem, melhores serão os resultados!
Humanização através do tom de voz
Mesmo que a comunicação através do WhatsApp empresarial seja extremamente profissional, essa deve seguir sendo o mais humanizada possível. As pessoas esperam por uma comunicação mais ágil, assertiva e simplificada, que de fato resolva as suas solicitações.
É aqui que entra o elemento tom de voz. Para gerar uma conexão ainda maior entre a marca e o consumidor, a comunicação precisa gerar empatia no público que irá recebê-la.
Para que isso aconteça, é preciso compreender profundamente quem é a persona com quem você está conversando. Além disso, saber como acontece a jornada deles com a sua marca irá facilitar e fazer com que a sua abordagem seja mais assertiva, de acordo com a etapa que cada um se enquadra.
Garanta agilidade e assertividade através do uso de chatbots
Imagine a seguinte situação:
Você montou suas listas de transmissão para WhatsApp Business, disparou uma campanha e o consumidor respondeu. Sucesso, certo? Nem sempre! E além disso, pode acabar sendo um verdadeiro desastre se você não tiver alguém disponível para responder 24×7.
Se a sua empresa tem um alto volume de atendimento através do canal é bem possível que em algum momento ela já tenha gerado uma fila de espera, correto?
Essa é uma das experiências mais negativas que podem ser geradas ao consumidor, pois tudo que eles querem é ter a demanda atendida com agilidade.
📲 Leia também: Chatbot – O que é, como funciona e para que serve?
Para solucionar este problema, o ideal é contar com a ajuda de um chatbot, para que todos os clientes sejam respondidos imediatamente. Além disso, um bot bem construído pode lidar com até 90% da demanda de atendimento do canal em que atua.
Em muitos casos não há nem a necessidade de transferir para um atendente humano, tornando o atendimento muito mais ágil e garantindo um nível de satisfação altíssimo para as interações com a marca.
E para completar as vantagens, com o uso de um chatbot no canal ainda é possível realizar a curadoria dos assuntos mais abordados, e assim, descobrir como é possível executar melhorias na comunicação do bot e da marca em geral.
+ Dicas de campanhas de WhatsApp Marketing
Um dos principais passos para uma boa campanha de marketing é ter uma estratégia clara. Não basta apenas sair enviando mensagens para os consumidores sem um bom planejamento por trás. Para que as campanhas sejam efetivas é preciso:
- Definir um objetivo;
- Saber em qual etapa do funil o consumidor está;
- Produzir conteúdos de acordo as necessidades dos seus consumidores.
Por exemplo, imagine que você possui uma loja de maquiagens e está precisando faturar mais. Você já sabe qual é o principal problema, portanto precisa definir uma estratégia que ajude a aumentar o faturamento.
Para isso você pode: conquistar novas clientes e reativar uma base de clientes que não compram há algum tempo.
Portanto, você precisa definir duas estratégias distintas. Para as novas clientes, você vai iniciar uma estratégia de topo de funil e precisa criar conteúdos que sejam condizentes com essa etapa.
Já para a base de clientes que precisa ser reativada você pode disparar uma campanha através da lista de transmissão com conteúdos de fundo de funil.
Esperamos que este texto te ajude a criar listas de transmissão incríveis. Mas se você ainda tiver qualquer dúvida sobre o assunto, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!