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Redes sociais: como elas podem alavancar o seu negócio

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Uma coisa é fato: as redes sociais são essenciais para a grande maioria das empresas. Por isso, é importante estar atento às mudanças que acontecem para, assim, acompanhar a evolução da tecnologia e não ficar para trás.

É preciso ter em mente, entretanto, que nem todas as redes sociais são adequadas ao seu negócio. Antes de se aventurar nesse mundo, é indispensável estudar bem o seu público, entender onde ele está e de que forma ele prefere ser impactado.

Para te ajudar a planejar as melhores estratégias, neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Marketing digital e as redes sociais
  • Redes sociais mais utilizadas em 2022
  • Qual a melhor rede social para minha estratégia?
    • WhatsApp
    • Instagram 
    • YouTube 
    • Facebook 
    • TikTok 
    • Twitter
  • Vantagens de utilizar as redes sociais no seu negócio
    • Conhecer melhor o seu consumidor
    • Colher feedbacks 
    • Posicionamento de marca
    • Conquistar um público engajado
    • Aumentar a satisfação do cliente

Vamos conferir?! 🤖👇

 

Marketing digital e as redes sociais

Atualmente, vivemos na era do digital. Estamos rodeados de inúmeras redes sociais e, inclusive, é por meio delas que as pessoas costumam se informar, interagir e acompanhar marcas e pessoas que gostam.

Em média, os brasileiros passam 5,4 horas por dia em seus smartphones. No top 3 apps mais utilizados, estão Whatsapp, Instagram e Facebook.

Essas e outras mídias sociais permitem que a sua empresa construa um relacionamento mais próximo com os seus clientes. Por isso, trabalhar o marketing nas redes sociais é essencial para as marcas.

Mas, atenção! Não basta apenas fazer publicações frequentes. É preciso traçar estratégias. Somente dessa forma você conseguirá estruturar sua presença nas redes e, assim, se tornar mais próximo dos seus clientes, além de aumentar significativamente a sua audiência, atraindo potenciais clientes e gerando mais conversões.

Se você quer entender melhor sobre como as redes sociais podem ser utilizadas a favor do seu negócio, continue lendo. A seguir vamos explicar tudo o que você precisa saber! 👇👇👇

 

Quais as redes sociais mais utilizadas em 2022?

Segundo um levantamento da Mobile Time/Opinion Box, o Whatsapp é o aplicativo mais popular entre os brasileiros, seguido do Instagram e Facebook.

Porém, quando se fala em número de usuários ativos, o top 5 fica assim:

  • 👉 WhatsApp (165 mi);
  • 👉 YouTube (138 mi);
  • 👉 Instagram (122 mi);
  • 👉 Facebook (116 mi);
  • 👉 TikTok (73,5 mi).

 

Qual a melhor rede social para minha estratégia?

É importante ter em mente que as redes sociais são para todos, mas nem todos são para todas as redes sociais.

Como assim? 🤔

Conforme foi dito acima, é indispensável que as empresas conheçam os seus consumidores. Dessa forma, será possível entender onde a marca deve estar presente e como deve se posicionar.

Imagine que a sua empresa tem consumidores presentes majoritariamente no Instagram e é por lá que a sua persona prefere se comunicar. Você concorda que, tendo isso em mente, uma estratégia de marketing no Facebook não faz muito sentido?

Por isso, é preciso que você esteja sempre estudando o seu público, realizando pesquisas e se adaptando às mudanças do consumidor.

Além disso, não se esqueça de ficar de olho nas novas redes sociais que surgem e suas respectivas tendências. Tudo muda o tempo todo e empresas que não estão preparadas para isso, acabam ficando para trás.

Por aqui, separamos algumas das principais redes sociais para se estar presente – e como traçar estratégias assertivas.

 

WhatsApp

O WhatsApp é, sem dúvidas, o aplicativo queridinho dos brasileiros. Presente em 99% dos smartphones no Brasil, o app conta com inúmeras facilidades para o dia a dia de quem tem uma rotina corrida.

Com o passar do tempo, o WhatsApp passou a ser uma ferramenta essencial para os negócios, deixando de ser um simples instrumento de uso pessoal.

Por isso, pensar em um conjunto de estratégias e ações de marketing para implementar no WhatsApp é fundamental para fortalecer a marca e estabelecer uma excelente comunicação com os clientes (novos e antigos).

Além disso, a nova lei do SAC exige que empresas de diversos segmentos tenham mais de um canal de atendimento. Nesse sentido, pensar na integração do WhatsApp pode ser a saída perfeita para a sua marca.

🤖👉 Confira também: Como vender pelo WhatsApp – 7 dicas para começar já!

 

Instagram

Com 122 milhões de usuários ativos, o aplicativo é, com certeza, um dos preferidos do público brasileiro.

Inicialmente, o app foi criado para ser uma rede social de compartilhamento de imagens, como se fosse um álbum de fotos virtual. Porém, como sabemos, com o passar dos anos o Instagram mudou – e muito! Às vezes se torna até complicado acompanhar tantas mudanças.

Atualmente, quase todas as empresas possuem um perfil comercial nessa rede. Além de ser a alternativa perfeita para estabelecer uma conexão mais profunda com o seu público, com o Instagram você consegue:

  • Atrair novos clientes: utilizando os recursos de reels e postagens (mas principalmente reels), muitas pessoas novas podem conhecer a sua marca, pois o Instagram recomenda o seu conteúdo para os usuários na funcionalidade explorar;
  • Reter quem chega até você: nesse sentido, os stories são uma ferramenta excelente para criar proximidade com quem acabou de chegar no seu perfil;
  • Converter: o Instagram oferece a possibilidade de comprar diretamente por lá, sem precisar migrar para outra página. Por isso, aproveite os consumidores que já conhecem e confiam na sua marca. Facilite o processo de compra deles para obter sucesso;
  • Encantar: vá além de publicações comuns e atendimento apenas para resolver demandas. Utilize a rede para encantar seus clientes! Aposte na criatividade e no posicionamento de marca. Além disso, conte com a ajuda dos chatbots para gerar experiências incríveis para os seus consumidores e potencializar seus resultados no Instagram.

🤖👉 Confira também: Como vender pelo Instagram – 5 passos para começar!

 

YouTube

Com 138 milhões de usuários, o YouTube segue em primeiro lugar quando se fala em redes sociais de vídeo. Apesar da rápida popularização de vídeos curtos, vários usuários ainda preferem vídeos mais longos. Pois é, o TikTok ainda não bateu nessa porta com tanta força. 😂

De qualquer forma… 

De olho na concorrência, a rede lançou o YouTube Shorts: vídeos de curta duração que geram um número bastante elevado de likes.

Além disso, o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca, ficando atrás apenas do Google. Por isso, por mais que a produção de vídeos possa parecer algo complicado, investir nisso pode ser um super diferencial para a sua marca.

Confira algumas dicas de como fazer isso:

  • 👉 Apresentando sua loja/produtos;
  • 👉 Publicando depoimentos de clientes;
  • 👉 Criando tutoriais;
  • 👉 Optando sempre por falar sobre assuntos que você domina.

E, lembre-se: você deve sempre estar atualizado e buscar o que faz sentido para os seus clientes. Se sua persona prefere vídeos curtos, foque no YouTube Shorts.

Ou recorra à rede vizinha. 👀

 

Facebook

Apesar de ter perdido uma parte de sua popularidade, o Facebook ainda é muito utilizado por muitos brasileiros e é difícil encontrar quem pelo menos não tenha uma conta criada por lá.

Por isso, tenha sempre uma página para a sua empresa e não esqueça de complementar com todas as informações necessárias. Assim como no Instagram, aposte em publicações diferentes, que sejam capazes de atrair, reter e encantar clientes.

Conforme foi dito, o Facebook vem caindo em desuso, principalmente pelo público mais jovem. Por isso a importância de conhecer quem são seus consumidores. 

⚠ Confira algumas informações importantes sobre os usuários dessa rede:

  • Pessoas com 65 anos ou mais são as que mais utilizam a rede;
  • Os mais jovens preferem o Instagram, TikTok e YouTube;
  • 25% das pessoas que estão no Facebook têm entre 25 e 34 anos.

Estude sempre sobre o seu público, pois só assim será possível ter absoluta certeza a respeito de qual rede social você deve investir sua energia.

 

TikTok

O TikTok, conhecido também como “rede vizinha”, “rede ao lado” ou “rede das dancinhas”, ganhou uma força gigantesca nos últimos tempos, principalmente entre o público mais jovem.

Para ter sucesso e crescer nesse canal, é preciso estar sempre atento às novidades e trends do momento, além de investir em estratégias de conteúdos criativos e originais. Há espaço para todos, desde que saibam explorar – assim como em qualquer outra rede social.

 

Mas… Será mesmo que a minha marca precisa estar no TikTok? 

O ideal é que você compreenda onde está o seu público e qual é, ou quais são, as redes que sua empresa vai dedicar mais esforço.

Faça um levantamento:

  • Meu público está nessa plataforma?
  • O investimento de tempo e recursos vai trazer resultados significativos?
  • O TikTok vai me trazer resultados que estão alinhados com os objetivos da minha marca?

Após responder a essas perguntas, fica mais claro se você deve ou não investir na “rede ao lado”.

 

Twitter

O Twitter, rede com 19 milhões de usuários no Brasil, é o canal mais buscado para saber atualizações rápidas sobre assuntos do momento.

Além disso, a rede é utilizada como uma espécie de segunda tela: enquanto um programa de televisão está acontecendo, por exemplo, é no Twitter que as pessoas comentam sobre o assunto.

Embora o Twitter não tenha tanto potencial quanto o WhatsApp, pode ser um excelente canal de marketing. Um belo exemplo disso é a O Boticário, que utiliza a rede ativamente e possui diversos cases de sucesso relacionados ao uso do Twitter.

 

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A grande verdade é que todas as redes sociais possuem diversas funcionalidades que as empresas podem explorar. Basta entender o que faz sentido e o que não faz.

 

Vantagens de utilizar as redes sociais no seu negócio

Uma coisa é fato: empresas que não utilizam redes sociais acabam ficando para trás. Por isso, é essencial estar presente pelo menos na rede principal que a sua persona também está.

Veja abaixo alguns dos principais benefícios para as empresas que utilizam as redes. 🤖👇

 

Conhecer melhor o seu consumidor

Você sabia que, quanto mais você conhecer quem consome a sua marca, mais curto será o caminho entre a vontade e a concretização da compra?

Exatamente: conhecer os seus consumidores, bem como as suas necessidades e desejos, ajuda a criar campanhas de marketing eficazes. 

Lembre-se que as redes sociais são redes de relacionamento e, por isso, você deve utilizá-las para além de uma simples ferramenta de divulgação de produtos e serviços.

Aproveite todas as possibilidades que as redes sociais oferecem! Utilize-as para interagir com o seu público e para conhecer profundamente os seus clientes.

 

Colher feedbacks

Por ser um caminho extremamente fácil, muitas pessoas utilizam as redes sociais para fazer críticas, elogios e sugestões às marcas. Por isso, esteja atento a comentários e mensagens diretas.

Ouvir o seu público é o melhor caminho para fidelizá-lo!

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Posicionamento de marca

Ainda em 2018, o estudo global Edelman Earned Brand 2018 apontou que 7 em cada 10 brasileiros compram (ou deixam de comprar) de acordo com o posicionamento da marca sobre questões sociais e políticas.

Isso deixa claro uma coisa: o consumidor está de olho no que você diz! 👀

Por isso, aproveite a oportunidade que as redes sociais oferecem e se posicione, mas lembre-se de ter cuidado. Se você posicionar inadequadamente a sua marca, como consequência os seus clientes vão se afastar.

“O segredo está em conhecer a sua audiência e pensar a longo prazo para que o posicionamento escolhido conecte a essência da empresa aos valores de seus consumidores”

Marcília Ursini, vice-presidente de Engajamento para Marketing na Edelman

 

Conquistar um público engajado

As redes sociais são ferramentas excelentes para a divulgação do seu negócio. Porém, não esqueça que a premissa principal delas é a interação e o relacionamento.

Com isso em mente, apostando em conteúdo de qualidade, a sua empresa consegue criar conexões profundas com seus seguidores e clientes.

Quer ver um belo exemplo de como engajar o público e ainda ganhar um reconhecimento positivo por isso?

E eu tenho certeza que você lembra da situação… 😅

Em 2016, um cliente da Nubank relatou que sua cachorrinha havia mastigado o seu cartão de crédito. A fintech aproveitou a oportunidade e enviou ao cliente, junto com o seu novo cartão, uma cartinha escrita à mão, usando a expressão “catiora”, meme da época. Também enviou um presente à Belinha, a cachorrinha mastigadora.

Seja criativo e original, e saiba utilizar as redes sociais para se relacionar com o seu público. Assim, conquistar, engajar e fidelizar clientes será uma tarefa super fácil de realizar no dia a dia.

 

Aumentar a satisfação do cliente

A essa altura da leitura, você com certeza já entendeu a importância das redes sociais para o seu negócio.

Para que o seu consumidor esteja satisfeito com a sua marca, é necessário estar onde e quando ele precisa, concorda?

Imagine que o seu cliente precisa de ajuda e o meio mais fácil para ele é uma mensagem direta no Instagram. Ele envia a mensagem para a sua empresa, porém, passa mais de 24 horas esperando por uma resposta.

Complicado, né? 😬

Pensando nisso, a Ubots possui soluções que resolvem esse problema de uma forma fácil, humanizada e que gera economia nas empresas: chatbots!

Com os bots, você consegue personalizar o atendimento, mantendo um tom de voz humano e garantindo que seus clientes consigam falar com você 24 horas por dia e 7 dias por semana.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender a importância das redes sociais para a sua marca!

💛🤖 Quer saber como os chatbots podem te ajudar a tornar incrível o seu relacionamento nas redes sociais? Fale com a gente! 🤖💛

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