Como vender pelo WhatsApp? 3 dicas para começar já!

28/07/2020
Como vender pelo WhatsApp? 3 dicas para começar já!
Que o WhatsApp é o principal canal de comunicação nos dias de hoje, disso não se tem dúvidas. Este ano o aplicativo atingiu 2 bilhões de usuários no mundo, se tornando a segunda plataforma a chegar a este resultado. Ter um bom atendimento pelo WhatsApp é fundamental para estreitar a relação com os seus clientes. Mas você sabe como vender pelo WhatsApp? É o que nós ensinamos neste texto.

 

Seja qual for o porte da sua empresa, seu cliente está no WhatsApp. Com a necessidade de adaptação que o cenário de 2020 trouxe, muitas empresas encontraram no app uma saída para estreitar o vínculo com seus clientes mesmo em tempos de isolamento social.

 

Algumas empresas utilizaram o canal para dar continuidade nas vendas, mesmo com as portas fechadas.   O App conta com aproximadamente 1 bilhão de usuários ativos diariamente. Por isso ter uma estratégia para manter as vendas através dele é muito importante. 

 

Como vender no WhatsApp: Para grandes empresas

 

O WhatsApp Business API foi lançado em 2018 com o intuito de facilitar a comunicação das grandes empresas.   De acordo com o WhatsApp, a modalidade tem como objetivo possibilitar que empresas com alto volume de atendimento possam automatiza-los. Com isso, é possível garantir maior eficácia e agilidade nas interações com os clientes. 

 

No entanto, para oferecer um atendimento de qualidade no canal é preciso contar com a ajuda de uma boa ferramenta de atendimento.

 

Quer se comunicar ou até vender seus produtos através do WhatsApp? Conheça a nossa solução.

 

Hoje já ajudamos clientes como o Agibank a realizar operações através do WhatsApp. O banco utiliza nossa solução Multicanal que funciona da seguinte forma:

 

  • Disponibilize um número de telefone para os seus clientes;
  • Um primeiro atendimento é realizado por um chatbot, imediatamente o cliente é transferido para o agente ou vendedor responsável;
  • Todos os atendimentos são realizados através da nossa plataforma, contando com o gerenciamento de todas as interações;

 

Para melhorar a experiência dos atendentes que estão remotos, nossa plataforma possui também uma versão mobile. Desta forma, você pode ter todas as vantagens da geração de relatórios e insights que a nossa plataforma oferece.  

 

Não esqueça do gerenciamento!

Independente da ferramenta que você utilizar, é preciso ter um atenção especial ao gerenciamento. Com um grande volume de interações realizadas através do canal, o gerenciamento é crucial para o sucesso da estratégia. Você precisa dispor de opções que te possibilitem:

 

  • Verificar facilmente qualquer interação realizada através do canal;
  • Recuperar dados de clientes com agilidade;
  • Transferir dados entre atendentes com facilidade;
  • Exportar relatórios completos de acordo com as suas necessidades de gerenciamento.

 

Estes são alguns pontos que devem ser considerados no momento de contratar uma solução.

 

Quer essa solução na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas.

 

 

Como vender no WhatsApp: Para pequenas e médias empresas

 

Para que empresas de todos os tamanhos possam se comunicar com os seus clientes da forma profissional possível, o app traz a modalidade Business.

 

Então, seja você um microempreendedor(a) ou uma empresa de porte médio, ter uma conta no WhatsApp Business é essencial. Pois, desta forma você pode utilizar as diversas vantagens que ele oferece, como por exemplo:

 

 

como vender pelo whatsapp

 

    • Catálogos de produtos: na versão business do app é possível criar um catálogo com os seus produtos, inserir imagens, links e os respectivos valores.
    • Mensagens de saudação e ausência: é possível configurar mensagens automatizadas de saudação ou informando a ausência de atendentes para os seus clientes.
    • Quick reply: ou mensagens rápidas, em tradução literal, é uma atualização recente que permite criar mensagens prontas que podem ser acionadas no chat a partir de comandos do teclado.
    • Etiquetas para organizar conversas: o app permite que você crie etiquetas de identificação para os clientes, facilitando o gerenciamento das suas interações.
    • Receba direto pelo aplicativo: recentemente o Facebook lançou a funcionalidade de realização de pagamentos diretamente pelo WhatsApp, facilitando as transações de vendas.

 

Para te ajudar a obter resultados incríveis, separamos algumas dicas de como utilizar melhor cada recurso. Confira:

 

  • Capriche nas fotos do catálogo! É muito importante que elas tenham a resolução indicada pelo aplicativo. Outra questão importante é que elas despertem o interesse do consumidor. Sempre que possível realize pesquisas com alguns clientes para saber o que eles preferem e qual tipo de foto chama mais atenção.

 

  • Saia do óbvio nas mensagens de saudação e ausência. Você conhece bem os seus consumidores, certo? Escreva mensagens personalizadas, que tenham a cara do seu negócio e dos seus clientes. Seja divertido, diferenciado, inusitado. O importante é surpreender e causar uma ótima impressão.

 

  • Estude a fundo o comportamento do seu consumidor para otimizar as Quick replys. O sonho de todo consumidor é realizar aquilo que ele deseja com máxima agilidade. Por isso, antes de configurar suas Quick Replys estude o fundo como o seu cliente se comporta, o que ele deseja, quais são os assuntos que ele mais procura e assim por diante. Isso vai te possibilitar criar caminhos que facilitem a usabilidade dele, tornando as interações mais satisfatórias.

 

Como vender pelo WhatsApp: Dicas para o sucesso da estratégia

 

Além disso, é preciso ter uma comunicação bem estruturada no canal. Confira algumas dicas para obter ainda mais sucesso na sua estratégia:

 

Comunicação e tom de voz:

 

Uma vez que a sua empresa já tem uma conta profissional, o próximo passo é alinhar o tom de voz da sua comunicação. É fundamental que a linguagem adotada seja coerente com a comunicação da marca no geral, mas que, ao mesmo tempo, seja adaptada para o canal.

 

Por ser um canal mais acessível, a linguagem pode ser simples e objetiva, porém é importante estar atento a alguns detalhes, como por exemplo:

 

 

  • Cuidado com o português: mesmo que a sua marca opte por adotar uma linguagem mais informal, erros de português continuam sendo inadmissíveis. Nesse ponto é preciso ter o mesmo cuidado que se tem em todos os canais de comunicação.

 

  • Abreviações e gírias: A internet praticamente tem uma linguagem própria, e não há nada de errado com isso. Antes de adotar este tipo de linguagem é preciso estudar o seu consumidor e compreender como será a receptividade dele.

 

Regras para vender pelo WhatsApp

 

Como uma forma de proteger os seus usuários, o aplicativo é extremamente rigoroso quanto às suas regras de uso. Para continuar utilizando-o de acordo com as boas práticas é preciso seguir todas as regras com atenção. Por exemplo, é expressamente proibido realizar a comercialização de:

 

  • Drogas recreativas, sujeitas a prescrição médica ou outras drogas;
  • Produtos ou serviços ilegais;
  • Artigos de tabacaria e acessórios relacionados;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Suplementos alimentares de risco.

 

Esses são apenas alguns dos itens que tem a venda proibida através do canal. Antes de iniciar qualquer tipo de negociação é imprescindível verificar todos os itens da Política Comercial do WhatsApp.

 

Estratégia de sucesso

 

Antes de iniciar qualquer processo de atendimento, é necessário traçar os objetivos que serão os norteadores da estratégia. Para isso, é importante conhecer o seu público, as necessidades que ele possui e como ele interage com a sua empresa.

 

Para 76% dos clientes, o atendimento é um fator decisivo para que eles permaneçam leais a uma marca. Por isso é tão importante investir em uma estratégia que atenda as expectativas dos seus consumidores.

 

Desenvolva uma estrutura de atendimento que unifique todos os canais de comunicação em um único local e que ofereça a mesma experiência para os clientes.

 

Ter todas as informações centralizadas é muito importante para que o atendimento possa continuar em diferentes canais sem barreiras, como por exemplo ter que repetir dados ou fazer um novo relato da demanda.

 

Aqui na Ubots, nós trabalhamos com o conceito de Digital First, uma estratégia de atendimento capaz de garantir maior satisfação dos clientes e redução dos custos operacionais da área. Quer entender como funciona? Faça o download gratuito do nosso e-book clicando aqui.

 

atendimento pelo whatsapp

 

Escalabilidade de atendimento

 

Quando falamos em atendimento ao cliente, o volume de interações é a principal variável para estabelecer uma estratégia de sucesso.

 

Empresas com um volume de atendimento pequeno ou médio conseguem se organizar a partir dos próprios recursos do WhatsApp Business, mas quando pensamos nas gigantes do mercado o cenário muda completamente.

 

Lidar com um volume enorme de atendimento requer muito planejamento para qualquer canal, e no WhatsApp isso não é diferente.

 

Uma das formas mais eficazes de escalar o atendimento no canal é o automatizando, e isso pode ser feito através de um chabot para WhatsApp.

 

O atendimento automatizado garante uma série de vantagens, como por exemplo:

 

 

  • Atendimento sem filas de espera;
  • Estar disponível sempre que o consumidor precisar;
  • Redução de custos operacionais da área.

 

Quer saber mais? Conheça a nossa solução. Ficou com alguma dúvida sobre como vender pelo WhatsApp? Fale com o nosso time de especialistas.

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