Listas de transmissão para o WhatsApp Business

04/05/2021
Listas de transmissão para o WhatsApp Business

Estreitar o relacionamento com os consumidores através do WhatsApp é o desejo da maioria das empresas. Para que isso aconteça, existem muitos elementos que devem ser considerados. Um deles são as listas de transmissão, que são fundamentais para profissionalizar a comunicação. Quer saber o que são e como funcionam? Confira neste texto!

 

O WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais utilizado no mundo. Ao todo são 2 bilhões de usuários ativos, sendo que 99% dos brasileiros possuem o app instalado. 

Os números deixam claro que o WhatsApp é uma ferramenta poderosa quando o assunto é comunicação. O canal, que nasceu para auxiliar na comunicação pessoal, vinha a alguns anos entrando na esfera comercial.

O sucesso do canal foi tanto que, segundo o Mapa do ecossistema dos bots 2020, promovido pela Mobile Time, o WhatsApp passou a ser o canal de comunicação com o maior número de chatbots ativos, ultrapassando aplicativos como Facebook Messenger e chats da web.

Para que a comunicação no canal seja assertiva e atenda às demandas dos consumidores, é muito importante que ela seja o mais profissional possível. Para isso é importante seguir os passos listados abaixo:

  • Nunca utilizar o perfil pessoal para se comunicar com os clientes;
  • Ter uma conta no WhatsApp Business ou WhatsApp Business API (dependendo do porte da empresa);
  • Não gerar filas de espera para o atendimento.

 

A importância de utilizar as versões business do App

Vendo que o app teria potencial para estreitar também relacionamentos comerciais, em 2018 o WhatsApp lançou suas versões Business , para pequenas e médias empresas, e Business API, para empresas de grande porte. Através destas versões a empresa permitiu que organizações de todos os portes utilizassem o app para se comunicar com os consumidores.

Nas versões voltadas às empresas uma série de funcionalidades são disponibilizadas. Desta forma o contato se torna muito mais profissional, independente do porte da sua empresa. 

Para saber mais sobre as versões e como cada uma funciona, você pode ler este artigo aqui.

Desde então, o app vinha dando alguns passos no mercado de relacionamento digital. Porém, em 2020, o cenário mudou completamente e as empresas acabaram encontrando no canal uma saída para seguir se relacionando com os clientes. 

Uma das formas de se relacionar com os consumidores é através do disparo de mensagens em massa, que é ideal para:

  • Divulgar novidades
  • Compartilhar conteúdos valiosos para a sua base
  • Enviar notícias relacionadas ao seu negócio

Para este tipo de comunicação é fundamental levar em consideração a política de uso do aplicativo e não violar nenhuma regra.

Se você está se perguntando como é possível consolidar o relacionamento no canal de forma escalável, existem duas formas: criar grupos ou fazer o envio ativo com o uso das listas de transmissão.

Embora a criação dos grupos seja uma boa opção, o envio ativo permite uma comunicação muito mais personalizada e eficaz, pois desta forma você estará falando com uma daquelas pessoas. 

Quer saber o que é uma lista de transmissão, como funciona e o passo a passo para criá-la? Veja a seguir!

 

Listas de transmissão – O que são?

Estas listas são uma forma de você enviar a mesma mensagem para diversos contatos da sua base. Além disso, o WhatsApp Business possibilita a segmentação destas listas, possibilitando uma comunicação mais assertiva.

A lista de transmissão facilita a sua relação com os clientes pois, uma vez criada, você pode fazer os disparos sempre para as mesmas listas, sem a necessidade de selecionar os contatos a cada novo envio.

Com a segmentação das listas de transmissão, você pode alcançar resultados melhores em suas campanhas. Por exemplo, você pode criar uma lista para leads e uma lista para clientes e utilizar uma para prospecção através do envio de conteúdos ricos e outra para nutrição e reativação dos contatos.

 

Como criar listas de transmissão?

O primeiro quesito para criar uma lista de transmissão é ter a versão Business do WhatsApp instalada no seu celular. Uma observação importante a ser feita é que cada lista pode conter até 256 contatos, por isso é fundamental pensar bem no momento de criá-las.

Agora vamos ver como criar as listas:

  • Primeiro: Abra o seu aplicativo do WhatsApp Business e clique no ícone dos 3 pontinhos no canto superior direito da tela.
  • Segundo: Clique na opção Nova transmissão.
  • Terceiro: Você será direcionado para os seus contatos. Selecione todos que você deseja naquela lista e clique em Ok.

Estes são os passos necessários para a criação da lista, porém existem dois quesitos muito importantes que precisam ser destacados:

  • Você precisa incentivar que os seus contatos salvem o seu número, isso porque só irão receber suas mensagens aqueles que tiverem a empresa na lista de contatos.
  • Como se trata de uma notificação ativa, você só pode enviar mensagens, e, portanto, adicionar nas listas, quem deu o aceite para as suas comunicações. Caso você não tenha feito um opt-in para o envio de mensagens, sua conta pode ser banida pelo WhatsApp.

Pronto, agora suas listas estão criadas! Porém é preciso tomar muito cuidado com a experiência que você irá gerar através desta comunicação. Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar neste desafio. Confira!

 

Como se relacionar com os consumidores no WhatsApp

Ter um bom relacionamento com os clientes através do WhatsApp se tornou indispensável para a maioria das empresas. O canal traz uma série de vantagens e recursos capazes de garantir uma experiência mais ágil e facilitada entre marca e consumidor. 

Mas, para isso é preciso ter alguns cuidados.

 

Monte uma lista de contatos engajados com a sua marca

O primeiro passo para estabelecer um relacionamento efetivo com os consumidores é montar uma base que esteja alinhada com o propósito da sua marca. Existem algumas formas de coletar estes contatos:

  • Convide contatos que já são engajados em outros canais;
  • Monte campanhas de captação de leads em troca de materiais ricos;
  • Envie o número para os seus clientes, convidando-os a salvarem o contato para facilitar a comunicação com a marca.

Montar listas de transmissão com contatos desengajados certamente não trará o resultado esperado.

 

Humanização através do tom de voz

Mesmo que a comunicação através do WhatsApp empresarial seja extremamente profissional, essa deve seguir sendo o mais humanizada possível. As pessoas esperam por uma comunicação mais ágil, assertiva e simplificada, que de fato resolva as suas solicitações.

É aqui que entra o elemento tom de voz. Para gerar uma conexão ainda maior entre a marca e o consumidor, a comunicação precisa gerar empatia no público que irá recebê-la.

Para que isso aconteça, é preciso compreender profundamente quem é a persona com quem você está conversando. Além disso, saber como acontece a jornada deles com a sua marca irá facilitar e fazer com que a sua abordagem seja mais assertiva, de acordo com a etapa que cada um se enquadra.

 

Garanta agilidade e assertividade através do uso de chatbots

Se a sua empresa tem um alto volume de atendimento através do canal é bem possível que em algum momento a empresa já tenha gerado uma fila de espera, correto?

Essa é uma das experiências mais negativas que podem ser geradas ao consumidor, pois tudo que eles querem é ter a demanda atendida com agilidade.

Para solucionar este problema, o ideal é contar com a ajuda de um chatbot, para que todos os clientes sejam respondidos imediatamente. Além disso, um bot bem construído pode lidar com até 90% da demanda de atendimento do canal em que atua. 

Em muitos casos não há nem a necessidade de transferir para um atendente humano, tornando o atendimento muito mais ágil e garantindo um nível de satisfação altíssimo para as interações com a marca. 

E para completar as vantagens, com o uso de um chatbot no canal ainda é possível realizar a curadoria dos assuntos mais abordados, e assim, descobrir como é possível executar melhorias na comunicação do bot e da marca em geral.

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