Existem muitos pontos que precisam ser levados em consideração para construir um bom relacionamento com os consumidores através do WhatsApp. Criar bons templates para WhatsApp é um deles. Quer saber o que são e quais são as melhores práticas? Confira no texto!
Com um novo consumidor chegando no mercado é imprescindível oferecer uma comunicação clara e acessível a todos. Neste cenário, estar nos canais corretos é tão importante quanto estar sempre disponível para auxiliar o consumidor.
Ao criar uma estratégia de atendimento digital, um dos primeiros passos é definir um canal para estreitar o relacionamento com os clientes. Esta escolha deve ser baseada nas necessidades dos seus consumidores.
No entanto, se você deseja trabalhar com um canal que seja acessível para o maior número de pessoas possível, você encontra essas características no WhatsApp.
O aplicativo que nasceu com o objetivo de conectar pessoas de uma forma simples, foi crescendo cada vez mais com o passar dos anos. Hoje ele faz parte do dia a dia de 99% dos brasileiros.
WhatsApp no cenário comercial
Em 2018, o Facebook lançou as versões Business e Business API do WhatsApp, visando expandir o seu funcionamento para empresas de todos os portes. De lá para cá o app se consolidou como um excelente canal entre empresas e consumidores.
Por isso, é fundamental estabelecer uma comunicação eficaz com os clientes através do canal. Se você está começando a implementá-lo na sua estratégia de relacionamento nós temos alguns conteúdos que podem te ajudar muito. Confira:
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WhatsApp e a experiência do consumidor
Agora, se você já utiliza o canal deve saber o quanto o WhatsApp se preocupa com a experiência dos seus usuários. Para garantir que as empresas não utilizem más práticas de uso, o app dispõe de uma série de recomendações e regras.
Antes de qualquer coisa, é muito importante verificar todas as políticas de uso do WhatsApp.
Como penalidade por má uso o WhatsApp pode até mesmo banir o número da sua empresa do canal, por isso é tão importante se atentar aos seguintes pontos:
- Opt In: Se você deseja enviar notificações ativas para os seus contatos, ou seja, iniciar uma conversa com eles, é fundamental ter a permissão do cliente para isso. Enviar uma mensagem para alguém que não quer se comunicar com a sua marca só vai deixar esta pessoa insatisfeita, fazendo com que ela tenha uma experiência ruim.
- Não enviar muitas notificações: Mesmo que o cliente aceite receber suas notificações, o bom senso sempre deve ser utilizado. Ninguém gosta de receber inúmeras mensagens da mesma empresa por dia. O ideal é não fazer esse envio com um intervalo menor do que 24h, porém para definir a periodicidade dos envios o mais importante é conhecer bem os seus clientes.
- Ter atendimento humano: Nós sabemos que um chatbot bem desenvolvido pode lidar sozinho com boa parte dos atendimentos que chegam no canal. No entanto, é preciso disponibilizar sempre um atendente humano, para que os consumidores tenham o poder de escolha.
Outro fator indispensável para garantir o sucesso da sua estratégia é saber quais são as melhores práticas de utilização dos templates do WhatsApp. Quer saber mais sobre o assunto? Confira!
Templates para WhatsApp
Os templates são modelos de mensagens que podem ser enviadas por WhatsApp. Para que este envio seja realizado, eles precisam passar pela aprovação do WhatsApp.
A cobrança por mensagem disparada pelo canal é cobrada sempre que ela acontece após 24h da última interação com o consumidor em questão. No entanto, qualquer mensagem disparada ativamente pela empresa precisa ser submetida para avaliação do WhatsApp.
Se você está se perguntando se precisa criar um template para cada cliente, a resposta é não! Os clientes podem conter variáveis como “nome” e “empresa”, por exemplo, que serão preenchidas pelo seu bot.
Quer saber como construir bons templates para WhatsApp? Veja nossas dicas!
Como construir bons templates para WhatsApp
No início deste texto nós falamos sobre uma das principais características do canal: oferecer uma comunicação clara e acessível a todos. Na hora de criar os seus templates para WhatsApp é necessário ter sempre isso em mente.
No entanto, existem outras questões que podem fazer com que a sua mensagem não seja aprovada:
- Conteúdos que oferecem cupons de desconto
Exemplo: “Você ganhou 15% de desconto, confira o seu cupom.”
- Cobranças
Exemplo: Qualquer mensagem que constranja os clientes ou que tenha um teor de ameaça.
- Mensagens com coletas de dados ou pesquisas
Exemplo: “Você poderia responder esta pesquisa?”
- Mensagens com um modelo de “Cold Call”
Exemplo: “Vamos conversar?”
- Upselling
Exemplo: “Vimos que você está interessado no produto X, o que acha de levar o produto Y pela metade do preço?”
Observação: Atenção à política de uso. O WhatsApp possui uma lista de assuntos proibidos para os templates, é importante estar atento a isso.
Agora que você já sabe quais práticas não são permitidas, confira algumas dicas para construir ótimos templates para WhatsApp!
- Seja claro e objetivo: não fuja do tema escolhido para o template.
- Fique atento à gramática. Modelos com erros de escrita não serão aceitos.
- Se você precisar enviar uma notificação antes de fechar a janela de 24h, envie sempre relembrando a última notificação, para retomar ou complementar a conversa.
- Conheça bem a sua base de contatos e saiba o que agregará valor para eles.
- Saiba em que fase da jornada de consumo seus clientes se encontram antes de escrever sua mensagem.
Gostou das dicas? Se precisar de ajuda para estruturar a relação com os seus consumidores através do canal, entre em contato com a gente.