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WhatsApp Flows: o guia completo para relacionamento digital

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Em setembro deste ano, a Meta anunciou o lançamento de uma nova ferramenta: o WhatsApp Flows. Esta nova funcionalidade tem um potencial enorme para ajudar a melhorar o relacionamento digital da sua empresa.

Quer saber tudo sobre o WhatsApp Flows? Nesse conteúdo a gente te conta todos os detalhes dessa novidade.

Aqui você vai encontrar:

  • O que é o WhatsApp Flows?
  • Quais são as principais vantagens do WhatsApp Flows? 
  • Como o WhatsApp Flows pode ser usado?
  • Quem pode utilizar o WhatsApp Flows?
  • Como o WhatsApp Flow pode melhorar o relacionamento com o cliente?
  • Economize recursos do time de marketing e automatize tarefas do seu time de vendas

Prepara o cafezinho e vamos lá! 

📲O que é o WhatsApp Flows?

O WhatsApp Flows é uma ferramenta integrada ao aplicativo de conversas capaz de realizar ações de fundo de funil sem que o cliente precise sair do WhatsApp para isso. É uma experiência de aquisição de produtos e serviços dentro do próprio aplicativo de mensageria.

E como funciona na prática? 

Imagine que o seu cliente solicitou atendimento via WhatsApp do seu banco com o objetivo de renegociar uma dívida. O seu chatbot faz o fluxo de autenticação do cliente e ao final, envia uma mensagem com o botão “renegocie sua dívida”. A partir daí, tudo acontece dentro do próprio WhatsApp, em um fluxo único estabelecido para renegociação de dívidas, sem a necessidade de migrar para um aplicativo externo ou site da empresa. Essa é a magia do WhatsApp Flows. 

🚀Quais são as principais vantagens do WhatsApp Flows? 

Este novo recurso da Meta chegou para revolucionar a jornada do cliente dentro do WhatsApp. Com o Flows, você tem mais flexibilidade para criar blocos de construção personalizáveis. Isso permite que a sua empresa ofereça experiências mais relevantes e ajuda o seus clientes a concluir suas necessidades de forma mais rápida no WhatsApp. Os fluxos também possibilitam que a empresa interaja de forma mais estruturada no relacionamento com os clientes. Um ‘flow’ pode ser usado para guiar os clientes por um processo de compra, desde a escolha de um produto até o pagamento.

Abaixo, listamos as principais vantagens do uso do WhatsApp Flows. Confira! 

  • Fluxos mais interativos
  • Simplificação de longas jornadas de atendimento
  • Uma melhor experiência para o usuário

💡Como o WhatsApp Flows pode ser usado?

O grande diferencial do WhatsApp Flow é que ele pode ser usado por diversas áreas da sua empresa. A ferramenta é uma excelente alternativa para criação de fluxos de atendimento ao cliente, marketing e vendas. As funcionalidades já contemplam uma série de demandas comuns a empresas de setores distintos, mas com certeza há muito mais por vir. 

A Lenovo desenvolveu um processo simples e envolvente para os seus clientes. A implementação do WhatsApp Flows possibilitou 8.2x mais conversões nos agendamentos em comparação aos agendamentos realizados pelo site. Além disso, a Lenovo teve 44,5% de aumento na interação de clientes com a empresa via WhatsApp

Aqui, você confere algumas das possibilidades do WhatsApp Flows. 

Atendimento ao cliente: com respostas rápidas e interativas sobre um assunto específico de produtos ou serviços. Pode ser utilizado na compra de passagens, reserva de hotéis, agendamento de consultas, compra de produtos e até contratação de créditos bancários. 

Marketing: é possível criar anúncios pagos na plataforma da Meta com o Click to WhatsApp e enviar um fluxo específico de produtos ou serviços com ofertas e promoções especiais para os seus clientes. Além disso, as empresas podem criar seus próprios catálogos para facilitar a escolha dos consumidores.

Vendas: com o flow, você consegue criar uma jornada completa, desde o descobrimento até a compra de produtos e serviços. Tudo isso dentro de apenas uma plataforma: o WhatsApp. 

Captura de leads: o WhatsApp Flows pode auxiliar no preenchimento de formulários, inscrição de eventos e check in. 

👥Quem pode utilizar o WhatsApp Flows?

Por enquanto, o WhatsApp Flows é um recurso exclusivo para contas Business do WhatsApp. E devido às atuais necessidades de personalização, contar com uma empresa Business Solution Provider é extremamente necessário para a operação funcionar.

🎯Como o WhatsApp Flows pode melhorar o relacionamento com o cliente?

Agora que você já está por dentro de como funciona o WhatsApp Flows, vamos entender como ele pode melhorar o dia a dia do relacionamento com o seu cliente. Atualmente, uma empresa utiliza muitos canais para se comunicar com os seus clientes. 

Você, provavelmente, tem um número de WhatsApp, um site e às vezes até uma plataforma específica para uso exclusivo do seu cliente. Cada uma dessas ferramentas cumpre o seu objetivo para que você consiga levar o seu cliente até a conversão em vendas, mas elas também podem dificultar a jornada do consumidor. 

Imagine que o seu cliente tem uma dúvida sobre o seu produto e procura o seu WhatsApp para esclarecer todos os pontos antes de efetuar a compra. Durante o atendimento, a dúvida é solucionada, mas para completar o processo o seu cliente é direcionado para um link externo, por exemplo, o site da sua empresa. Percebeu quantas etapas o seu cliente fez até conseguir atingir o objetivo final? A jornada muito longa pode causar a desistência do consumidor e atrapalhar o fechamento das suas vendas. 

Com o WhatsApp Flows, você encurta o caminho do cliente até a compra e fornece uma experiência mais personalizada e eficiente. Em uma única plataforma, você cria um fluxo que consegue atender todas as necessidades do seu cliente. Desde a solução de dúvidas até a visualização do catálogo, reserva de produtos ou até mesmo, oferta de crédito. São todas as etapas de vendas em um único lugar! 

📈Economize recursos do time de marketing e automatize tarefas do seu time de vendas

Você pode criar um flow para responder às dúvidas mais comuns dos seus clientes. Essa prática melhora o tempo de espera no atendimento e proporciona uma experiência mais ágil para o seu cliente

Outra funcionalidade que pode economizar recursos do seu time de marketing é a coleta de dados e informações do seu cliente. Após criar um fluxo específico para esse objetivo, você deve encarregar um agente de suporte para entrar em contato posteriormente e fornecer todos os esclarecimentos de cada ponto levantado pelo seu cliente. Assim, você entrega uma resposta mais personalizada para cada consumidor. Isso também ajuda a sua equipe a otimizar tempo. 

E aí curtiu esse conteúdo sobre o WhatsApp Flows? Esse recurso da Meta traz uma infinidade de possibilidades para o relacionamento digital da sua empresa, né?! Por isso, nosso time de especialistas está preparado para direcionar a melhor opção de uso para o seu negócio. 

Quer conhecer melhor esta solução? Converse com um de nossos especialistas.

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