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Black Friday 2022: o impacto além do varejo

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Uma das datas mais lucrativas e que é muito esperada todos os anos está chegando. Sim, estamos falando da Black Friday 2022

Esse ano, ela acontecerá no dia 25 de novembro. A sua empresa está preparada? 👀

Falta um pouco mais de dois meses para o período de promoções mais agressivas começar. Nesse sentido, o varejo segue sendo líder em promoções. Porém, outros setores também se beneficiam com a data, como por exemplo o setor financeiro.

 

Continue lendo para entender melhor!

Nesse artigo, vamos falar sobre:

  • O que é a Black Friday 
    • Quando a Black Friday surgiu no Brasil
    • Quando acontece a Black Friday 2022?
  • Histórico da Black Friday nos anos anteriores
    • 2021 e 2020
  • A Black Friday para o setor financeiro
    • Investimentos
    • Empréstimos e financiamentos
    • Abertura de crédito
    • Quitação de contas
  • O que o setor financeiro deve esperar da Black Friday 2022?
    • Segurança 
    • Organização e presença nos canais de comunicação

 

Vamos começar?! 🤖👇

O que é a Black Friday?

Resumindo brevemente a história, a data surgiu no final da década de 1990, nos Estados Unidos. A ideia inicial era criar inúmeras promoções, para assim liquidar os produtos logo após o feriado de Ação de Graças, muito popular nos EUA.

É por isso que, ainda hoje, a Black Friday sempre acontece após esse feriado!

Claro que, com o passar do tempo, a data se popularizou e hoje é muito estimada pelo público por conta dos descontos expressivos que a grande maioria das marcas oferecem.

Hoje em dia, diversos países incluíram a data em seus calendários, mesmo não tendo o feriado de Ação de Graças.

 

Quando a Black Friday surgiu no Brasil

A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em 2010. Desde então, ganhou força e é considerada a data mais lucrativa do ano.

 

Quando acontece a Black Friday 2022

Como sempre, a data acontecerá na 4ª sexta-feira do mês de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças. Esse ano, ela acontecerá no dia 25 de novembro. 😉

 

Histórico da Black Friday nos anos anteriores

O faturamento na Black Friday, ano a ano, cresce expressivamente.

Veja, por exemplo, o gráfico abaixo com dados do faturamento em e-commerce nos últimos quatro anos:

black friday 2022 gráfico de faturamento dos últimos quatro anos

Outro exemplo muito claro desse crescimento é uma comparativa dos anos de 2011 e 2020.

O segundo ano de Black Friday no Brasil teve um faturamento de R$  100 milhões. Já em 2020, um ano extremamente afetado pela pandemia, ainda assim alcançou um faturamento de 5,1 bilhões.

 

Mas, falando de números mais recentes… 💸

Black Friday 2021 – 2020

No ano passado, o faturamento do e-commerce chegou a R$ 5,419 bilhões. Em comparação com 2020, teve um crescimento de 5,8%. Entretanto, por mais que o valor em faturamento tenha sido maior, o número de pedidos foi menor.

Isso aconteceu por dois motivos principais. O primeiro é que os descontos não foram concentrados na data, mas foram espalhados durante todo o mês de novembro. E o segundo é que, em 2020, todas as compras estavam concentradas no online devido à pandemia, diferente de 2021, com as lojas físicas operando normalmente.

Além do varejo, várias instituições financeiras vêm aderindo a ideia da Black Friday para o segmento.

Com a intenção de conquistar novos clientes, oferecem condições diferenciadas para investimentos, descontos em transações e contratação de seguros, por exemplo.

Além disso, na Black Friday, diversas financeiras oferecem promoções para regularizar débitos em aberto.

Vamos entender melhor sobre isso? 🤖

 

A Black Friday para o setor financeiro

Se engana quem pensa que só o varejo busca impulsionar o faturamento na Black Friday.

Enxergando o potencial dessa data que a cada ano se populariza mais, o setor financeiro também entrou na onda. 

Levando em consideração que a primeira parcela do 13º salário já está na conta de muitos brasileiros na data da Black Friday, e que muitas pessoas estão procurando maneiras de investir o dinheiro extra, a data é uma super oportunidade para o setor financeiro.

Algumas das vantagens oferecidas por essas instituições, por exemplo:

👉 Corretagem na bolsa com isenção;

👉 Aporte mínimo reduzido;

👉 Taxas zeradas.

Indo além dos investimentos, muitas pessoas aproveitam as parcelas do 13º para quitar dívidas. Assim, instituições que utilizam a data para oferecer descontos têm grandes chances de sucesso!

Confira abaixo mais detalhes de como o setor financeiro vem aparecendo cada vez mais no período de Black Friday. 💰

 

Investimentos

Com o objetivo de conquistar clientes novos e fidelizar os antigos, as instituições financeiras de investimentos aproveitam a data para oferecer algumas vantagens. A Warren, por exemplo, em 2021 dobrou o valor do primeiro depósito, com limite de R$ 300,00.

 

“Apesar da Black Friday ser conhecida como uma data de consumo, queremos dar o nosso incentivo para que as pessoas terminem o ano com aquela sensação de dever cumprido quando o assunto é pensar no futuro e na realização de algum objetivo de vida”

Lilian Santos Faria, Diretora de Growth da Warren

 

Para fidelizar os antigos, a Warren apostou numa campanha de indicação: cada cliente poderia indicar até 10 amigos e ganharia R$ 100,00 após o primeiro depósito de cada indicado.

Já o Itaú Unibanco zerou a corretagem de produtos de renda variável nos canais digitais.

As estratégias e promoções são sempre diversas!

Nesse sentido, o setor de investimentos se posiciona como uma alternativa ao consumo muitas vezes impensado da Black Friday.

 

Empréstimos e financiamentos

Embora o maior número de vendas na Black Friday seja de eletroeletrônicos, muitas pessoas aproveitam a data para comprar móveis, materiais de construção e até mesmo financiar veículos.

É pensando nisso que as financeiras que atuam com empréstimos e financiamentos resolveram aproveitar e agir.

Há alguns anos, por exemplo, o Bradesco ofereceu inúmeras vantagens nesse sentido!

Algumas delas foram:

💰 30% de desconto na taxa de juros para empréstimos a partir de 37 meses;

💰 Financiamento de até 100% em veículos novos ou usados;

💰 Desconto de 10% em crédito consignado INSS.

Entre outras promoções!

Por isso, para essa área, as financeiras têm vários motivos para aproveitar a Black Friday e lançar promoções!

 

Abertura de crédito

Conforme dito anteriormente, as instituições financeiras enxergaram na Black Friday uma grande oportunidade para atrair novos clientes. Por isso, disponibilizar condições especiais para abertura de contas de cartão de crédito, nessa época, se torna muito mais atrativo do que em outras, visto que as pessoas estão querendo aproveitar as promoções.

Algumas vantagens, como cashback, taxa zero em anuidade e um limite de crédito justo são grandes atrativos para atrair clientes no mês de Black Friday.

Em 2020, os bancos Inter e C6 utilizaram uma estratégia bem chamativa: durante todo o mês de novembro, dobraram o limite do cartão de crédito! O objetivo era incentivar seus clientes a comprarem e, claro, chamar a atenção para, assim, atrair novos clientes. 

 

Quitação de contas

Já ficou claro que a Black Friday é a data mais esperada pelos consumidores para aproveitarem as promoções.

Principalmente por conta da facilidade e da possibilidade de parcelar sem juros, o método de pagamento preferido dos compradores é o cartão de crédito – foi o que mostrou o Estudo Black Friday 2021, realizado pela Conversion.

Entretanto, para utilizar esse excelente aliado, é preciso estar livre de dívidas. Por isso, algumas instituições aproveitam a data para promover a quitação de dívidas.

É o caso da fintech de renegociação de dívidas do Santander, a emDia. Durante todo o mês de novembro de 2021, a financeira realizou uma ação chamada Feirão emDia, que teve como base em 2 principais benefícios:

👉 Até 90% de desconto para renegociar dívida;

👉 Possibilidade de parcelar a dívida em até 72 vezes.

 

O Banco do Brasil também realizou ações de renegociação de dívidas na Black Friday:

👉 Até 50% de desconto nas taxas médias de juros;

👉 Prazo de até 100 meses;

👉 Até 95% de desconto para pagamentos à vista.

 

O que o setor financeiro deve esperar da Black Friday 2022?

Para a próxima Black Friday, as expectativas estão altas, pois será uma Black Friday atípica.

A pandemia vem tendo um impacto cada vez menor e, com esse mercado reaquecido, a tendência é que as pessoas gastem mais. Além disso, em 2022 a data coincidirá com a Copa do Mundo, o que deve estimular o consumo.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen e Toluna revelou que 50% dos brasileiros têm a intenção de aproveitar a Black Friday para realizar compras relacionadas com a Copa do Mundo.

Considerando essa alta expectativa, a Black Friday 2022 garantirá uma grande oportunidade de ações para as instituições financeiras que souberem aproveitar a data!

Descontos ou até mesmo isenção de juros, facilidades de financiamento, limite de crédito mais alto… Essas são algumas das ações que vimos no decorrer do texto e que podem ser reproduzidas em 2022!

Mas, além disso tudo, para garantir a captação e fidelização dos clientes, existem alguns outros pontos que devem ser observados, os quais entenderemos a seguir.

 

Segurança

Um estudo realizado pela ClearSale mostrou que tentativas de fraudes aumentaram mais de 130% na Black Friday 2021. Por isso, empresas que se preocupam e, acima de tudo, garantem a segurança do usuário, ganham destaque e clientes fiéis.

Estar preparado para esse tipo de ataque é fundamental. Dessa forma, é possível evitar prejuízos, garantir uma ótima reputação para a marca e, também, o mais importante: conquistar a confiança dos clientes.

 

Organização e presença nos canais de comunicação

A Black Friday é um período com um volume muito alto de busca por atendimento. É claro que, como vimos no decorrer do texto, o varejo ganha destaque. No quesito atendimento, não é diferente.

Entretanto, hoje em dia, é extremamente importante estar presente em múltiplos canais, independentemente do ramo de atuação.

As redes sociais são usadas para, principalmente, comunicar e tirar dúvidas. Porém, até mesmo as instituições financeiras podem (e devem!) aderir esse canal para investir no relacionamento com os seus clientes.

Nessa época de Black Friday (e Cyber Monday), uma comunicação personalizada e acessível é a chave para resolver eventuais problemas.

Por exemplo, se durante uma compra o cliente teve um problema com o cartão de crédito, ele vai querer resolver o quanto antes, certo?

Por isso, ele vai preferir o atendimento da forma mais simples possível.

E essa forma pode ser o Instagram, Facebook, Whatsapp… Por isso, estar presente no canal de comunicação que o seu cliente prefere torna a atração e a fidelização muito mais fáceis!

 

Esperamos que esse conteúdo ajude a sua empresa nessa época tão importante! 

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