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Cyber Monday – O que você precisa saber para alcançar resultados incríveis

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As expectativas para a Black Friday de 2022 com certeza estão lá em cima. Mas, existe um outro evento que algumas vezes acaba não recebendo a atenção merecida: a Cyber Monday.

O volume de atendimentos durante o período pré, durante e pós Black Friday cresce muito. De acordo com o Relatório de 2021, somando as vendas dos dias 25 e 26 de novembro, a data gerou um faturamento 5,8% maior que no ano anterior.

Por isso, é imprescindível que as empresas estejam preparadas não apenas para esta demanda, como também para as que surgem da Cyber Monday.

Continue lendo e veja mais sobre:

  • O que é Cyber Monday;
  • Origem do evento;
  • Faturamento da Cyber Monday dos últimos anos; 
  • Dicas para ter resultados brilhantes.

Primeiramente…

 

O que é Cyber Monday?

A Cyber Monday vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Trata-se de um evento de descontos muito semelhante à Black Friday – como se fosse uma prorrogação feita para impulsionar ainda mais as vendas, com descontos e promoções atraentes. Ocorre na segunda-feira seguinte à Black Friday e, por isso, essas duas datas estão fortemente relacionadas.

Em resumo, pode-se dizer que a data é uma segunda oportunidade para quem perdeu a chance de comprar na Black Friday. E também, é claro, para quem deixou de vender, ou quer vender ainda mais.

 

Quando surgiu a Cyber Monday?

Com o intuito de promover mais vendas no e-commerce, esta data nasceu em 2005. Assim como a Black Friday, também teve sua origem nos EUA.

Inicialmente, a proposta era incentivar a venda de eletroeletrônicos, como o próprio nome remete (Segunda-feira Cibernética). Porém, com o passar dos anos, a Cyber Monday ganhou uma dimensão muito maior e, hoje em dia, é comum encontrar ofertas de roupas, acessórios, brinquedos e muitos outros produtos. Ainda assim, a data ainda tem uma forte relação com itens de tecnologia.

Falando na língua dos números… 🤖💬

 

 

Faturamento da Cyber Monday dos últimos anos

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de análise de dados focada em e-commerce Neotrust/Compre&Confie, o faturamento  foi de R$ 827,4 milhões com as vendas da Cyber Monday em 2021, resultado que foi 17,7% superior ao de 2020!

Para você ter uma ideia, voltando um pouquinho mais, em 2020 a Cyber Monday registrou um faturamento R$ 702,7 milhões em vendas, 41,8% superior em relação à Cyber Monday de 2019.

 

Pois é, os números não mentem. A Cyber Monday está cada vez maior!

A expectativa é de que em 2022 o número de vendas continue crescendo. Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas e preparadas para a demanda que surgirá dessa data.

É crucial que a sua área de atendimento seja muito bem planejada e estruturada, e sempre pensada para entregar ao consumidor a melhor experiência possível. Assim, além de atrair novos clientes, você os fideliza. 😉

 

Dicas para ter resultados brilhantes!

Conforme dito acima, o número de solicitações de atendimento aumenta juntamente com o volume de vendas. Por isso, é indispensável estar preparado para oferecer ótimas experiências para os consumidores.

Quer saber como ter resultados brilhantes na próxima Cyber Monday? Separamos 5 dicas para você!

 

Estude o público que realiza compras nesses dias

Antes de qualquer outra coisa, você deve conhecer o público. Saiba como seus potenciais clientes se comportam e como interagem com as marcas.

Se questione:

  • Como esse público prefere ser atendido? Por canais digitais ou telefone?
  • Como eles preferem comprar? Via compra direta no site ou com a ajuda de um atendente?

Esse é o primeiro passo para entregar uma experiência de valor e  te proporcionar uma excelente vantagem competitiva.

Lembre-se: o público que compra na Cyber Monday pode ser diferente dos consumidores da Black Friday.

 

Adeque a comunicação para esse público

Ok, agora que você já conhece o comportamento dos consumidores, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Conforme citado acima, é importante questionar por qual canal esse público prefere ser atendido.

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Tenha em mente: o melhor canal é aquele que seu cliente prefere.

Por isso, concentre seus investimentos na plataforma correta. Por exemplo, se durante a sua pesquisa você concluiu que o público interage melhor via Whatsapp, então a melhor solução para potencializar as vendas é disponibilizar um atendimento por esse aplicativo.

 

 

Tenha um fluxo de conversas dos chatbots específico para esse dia

Uma coisa é fato: ninguém gosta de ficar esperando. Por isso, se você deixar o seu consumidor em uma fila de espera para o atendimento, você com certeza vai deixá-lo insatisfeito.

A boa notícia é que existem algumas formas de acabar com esse problema. A mais prática e eficiente é, com certeza, um fluxo de conversa com chatbots. Sendo capazes de lidar com inúmeras interações simultâneas e sem qualquer tipo de delonga, os bots são a sua salvação para a próxima Cyber Monday!

Organização é o segredo! Crie fluxos de conversas preparados para explicar mais sobre os produtos. Priorize perguntas do tipo:

  • Como eles funcionam
  • Quais são as opções de pagamento
  • Dicas e comparações entre marcas

Entre outras que façam sentido para a data.

E não esqueça de adequar a linguagem para o público! 😉

 

Tenha equipes diferenciadas para as demandas da Black Friday e Cyber Monday

É importante se preparar (e preparar a equipe!) com antecedência para garantir o seu sucesso de vendas durante essas duas datas tão importantes.

Por mais que sejam datas muito próximas e de muita urgência e correria, evite que a sua equipe fique sobrecarregada para garantir a melhor experiência de compra para seus clientes. Prepare os colaboradores previamente, separando as demandas  da Black Friday e Cyber Monday – tanto da operação logística como a de atendimento.

 

Se baseie em conversas anteriores!

Faça uma análise dos anos anteriores e responda às seguintes perguntas

  • Quais foram os produtos mais pedidos?
  • Que tipo de promoção gerou mais resultado?
  • Quais foram as principais dúvidas dos clientes?

Com base nessas e outras informações, você pode produzir materiais sobre esses assuntos. Uma FAQ, por exemplo, pode poupar tempo dos colaboradores e do cliente!

 

Além disso, busque sempre proporcionar a melhor experiência para o cliente. Essa é a melhor maneira de conquistar e fidelizar o consumidor no período pós Black Friday e Cyber Monday!

Obs.: essas dicas também servem para Black Friday, Dia do Cliente e várias outras datas importantes! 🤩

Esperamos que esse texto ajude a aumentar as vendas do seu negócio e a conquistar clientes fiéis! Não esqueça de manter o cliente no centro de todas as decisões e sempre pensar na experiência dele durante a jornada de compra!

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