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WhatsApp para e-commerce: Como aumentar as vendas

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Quando o consumidor resolve finalizar uma compra em uma loja virtual, a experiência de compra dele precisa ser impecável. Para isso, é preciso ter um canal de comunicação disponível 24/7, onde o cliente possa tirar suas dúvidas.

Desde a popularização do WhatsApp como um canal comercial, ele vem cumprindo esse papel com excelência. 

Se você quer saber como utilizar o aplicativo para potencializar as vendas do seu e-commerce, neste conteúdo vamos mostrar como fazer.

Vamos lá? 🙂

 

Imagine que você é um consumidor, e que depois de muito pesquisa, resolveu comprar um smartphone novo através de um e-commerce.

Você já viu tudo: melhor aparelho, preço, condições e decidiu em qual loja comprar. No entanto, no momento da compra você se depara com uma dúvida: como é o processo de troca da marca em questão. 

Você procura pelo site e não encontra a informação, e então resolve contatar a empresa para poder finalizar o pedido o quanto antes. Porém, você não encontra nenhum canal digital disponível no momento. 

O atendimento do e-commerce só fica disponível em horário comercial, e você não quer esperar todo esse tempo para adquirir o produto. 

O que acontece nesse caso? Você acaba comprando na concorrência, que responde sua dúvida prontamente através do WhatsApp.

Neste caso, a loja perdeu um potencial cliente por não disponibilizar canais mais acessíveis para a comunicação.

Para te ajudar a não cometer este erro, vamos ensinar tudo sobre WhatsApp para e-commerce a seguir!

A evolução do e-commerce

Já não é mais novidade que o comércio eletrônico teve um salto durante a pandemia. O mercado que já estava em expansão a um tempo, teve um crescimento acelerado nos últimos 2 anos.

Com a única opção de consumo disponível, as pessoas foram se adaptando e adquirindo novos hábitos. Adquirir produtos online virou o “novo normal”, e abrindo uma série de novas possibilidades.

whatsapp para e-commerce, evolução do canal

De acordo com uma pesquisa realizada pelo PayPal, desde 2015 o e-commerce brasileiro tem uma taxa média de crescimento anual de 23,69%

E esse crescimento tem um reflexo claro no faturamento do setor: somente na Black Friday de 2021 foram mais de 5 bilhões faturados.

A expectativa para 2022 é um valor de 169,5 bilhões, contra os 150,8 bilhões faturados em 2021. 

No entanto, para acompanhar a evolução do faturamento é preciso se adequar ao novo consumidor. Para seguir entregando boas experiências é preciso estar sempre atento a:

  • Novas formas de pagamento;
  • Novas tecnologias para exibição dos produtos;
  • Formas de deixar as operações mais seguras;
  • Novidades logísticas;
  • Canais de comunicação.

Assim como as pessoas se adaptaram à modalidade de compras, elas ficaram mais exigentes quanto à experiência gerada por essas lojas virtuais.

Se antes uma jornada de compra podia durar dias, atualmente tudo é feito com muita agilidade. Desde a escolha até o recebimento do produto. Portanto, se o consumidor tem alguma dúvida que precisa ser sanada, isso deve ser feito imediatamente.

Há alguns anos era comum que as pessoas telefonassem ou enviassem um e-mail para as lojas, para somente após a resposta seguirem suas compras. Atualmente a realidade é bem diferente, e cada minuto de espera conta. 

A importância do WhatsApp 

Quando você pensa em contatar uma marca de forma imediata, qual canal você procura? Muito provavelmente você respondeu WhatsApp, certo? O canal, que conta com 2 bilhões de usuários ativos, está instalado em 99% dos smartphones brasileiros.

Ele já faz parte das nossas vidas, conferindo mais praticidade às comunicações do dia a dia. No entanto, desde 2018, com o lançamento das versões Business e Business API ele cumpre um importante papel no meio comercial.

As pessoas esperam poder se comunicar com as marcas através do WhatsApp, e quando a empresa não possui o canal, isso pode acabar frustrando o consumidor.

Quer saber como utilizar o canal, qual versão é mais adequada e todas as vantagens que ele pode trazer para a sua loja virtual? Confira a seguir!

Qual versão do WhatsApp Business devo utilizar?

Ter uma comunicação profissional com os clientes é fundamental. Então, se você já se comunica com eles através do WhatsApp pessoal, isso precisa ser alterado logo. 

A versão pessoal não possui todas as funcionalidades, e também não confere tanta segurança para as operações. Vamos ver a seguir qual versão do WhatsApp é melhor para o seu negócio.

WhatsApp Business

Se você possui uma loja pequena ou então está começando, essa solução é ideal. A versão Business é totalmente gratuita e conta com diversas funcionalidades que podem ajudar a encantar e fidelizar os seus clientes.

Para transformar sua conta pessoal em comercial é muito simples, você só precisa: 

  1. Abrir sua loja de aplicativos;
  2. Procurar por WhatsApp Business;
  3. Fazer o download;
  4. Clicar em abrir;
  5. Permitir que o app acesse seus contatos;
  6. Inserir seu número comercial.

Pronto! Em 5 minutinhos você terá acesso a uma série de funcionalidades que vão transformar o seu negócio! Confira quais são as principais.

Listas de transmissão

Você costuma fazer campanhas de divulgação e enviar um a um para os seus clientes? Com essa funcionalidade você pode criar listas com até 260 contatos, e disparar a mensagem para todos eles. 

O ideal é que você segmente suas listas, para que as campanhas sejam mais assertivas. Por exemplo: uma lista para clientes recorrentes e outra para clientes que não compram há algum tempo.

Desta forma você consegue criar campanhas mais assertivas, e aumentar expressivamente suas chances de conversão.

Quer saber mais sobre as listas? Neste texto contamos tudo o que você precisa saber!

Mensagens automáticas

Sabe quando você entra em uma loja física e ninguém vem te atender? Se você está precisando de ajuda, provavelmente acabará indo embora. O mesmo acontece no digital.

Digamos que o cliente veio do seu site para tirar uma dúvida, mas acabou ficando sem resposta. O final você já sabe: ele não vai ficar esperando e vai comprar com o concorrente.

whatsapp para e-commerce lista de transmissão

Por isso, que as mensagens automáticas são tão importantes para um e-commerce. Desta forma, você melhora a experiência do consumidor, recebendo-o com cordialidade e agilidade.

As mensagens podem ser configuradas para diversos casos como: saudação, ausência, informar lentidão no atendimento entre outros assuntos.

Neste texto nós ensinamos como configurar e até mesmo o que escrever nas mensagens.

Catálogo de produtos

Essa funcionalidade precisa ser muito bem utilizada e explorada por quem deseja aumentar as chances de conversão. O cliente veio do site para o WhatsApp? Não faça ele ter que voltar para a loja virtual para conferir algum produto.

Com a funcionalidade de catálogo ele pode verificar com calma todos os seus produtos, enquanto tira as dúvidas através da conversa. Desta forma, a jornada de compra do consumidor será muito mais agradável, sem barreiras entre os canais.

Essas são algumas das funcionalidades disponíveis, mas a verdade é que o aplicativo tem muito a ser explorado. Veja o que faz mais sentido para o seu negócio e para os seus clientes. Mantenha um atendimento sempre ágil, assertivo e personalizado para conquistar consumidores mais fiéis.

Agora, se você possui uma grande loja virtual, com um alto fluxo de interações, talvez essa não seja a solução mais indicada. Confira a seguir como transformar a experiência dos seus consumidores com o WhatsApp Business API.

WhatsApp Business API

Se o seu e-commerce possui um alto número de vendas por dia, provavelmente, também possui muitos atendimentos. Clientes com dúvidas antes de comprar, pessoas que precisam de ajuda para concluir a compra, pedidos de trocas e devoluções. 

Todos esses assuntos precisam ser tratados com máxima agilidade, para que a experiência do consumidor seja positiva. Justamente por isso, contar com a ajuda do WhatsApp Business API é fundamental para grandes negócios. 

Ao contrário da versão Business, a versão Business API é paga, e para a contratação você precisa contar com uma empresa parceira. 

Confira quais são os principais benefícios:

Vários atendentes em um só número

Para ter um relacionamento profissional com os consumidores é fundamental disponibilizar apenas um número de telefone para todos. 

Sem a versão Business API do WhatsApp, os atendentes teriam que dividir esse único número em um aparelho, o que acabaria ficando inviável.

Por isso, um dos principais benefícios da versão, é ter vários atendentes conectados a apenas um número. Isso gera muito mais produtividade para o time, e consequentemente, mais agilidade para o atendimento.

Atendimento através de uma plataforma

Outro benefício muito importante do WhatsApp Business API é a possibilidade de conectá-lo com uma plataforma de atendimento

Com isso, as interações ganham mais agilidade, possibilitando facilmente a transferência entre atendentes, por exemplo. 

Através do uso da plataforma, você também ganha mais inteligência na hora de fazer a gestão dos atendimentos. Desta forma, é possível analisar assuntos mais comentados e onde estão os principais gargalos, realizando constantes melhorias no atendimento.

Chatbot para atendimento

Talvez essa seja a funcionalidade mais importante para um e-commerce. Logo no início do texto, falamos sobre estar disponível 24/7. Isso só é possível com a ajuda da automatização.

Chatbots são softwares de computador que simulam a conversação humana. Eles ficam disponíveis o tempo todo, e podem realizar diversos atendimentos simultaneamente. 

Com o avanço da Inteligência Artificial, eles são cada vez mais inteligentes e capazes de realizar demandas mais complexas. Confira alguns exemplos de assuntos que eles podem resolver.

Tirar dúvidas 

Na hora que o cliente vai finalizar a compra surge uma dúvida sobre o produto. Ele não acha a resposta no site, e clica no botão do WhatsApp para ser direcionado ao canal.

No momento em que ele faz a pergunta, o chatbot responde imediatamente. O cliente consegue voltar e finalizar a compra sem problemas.

Ajudar no processo de compra

O consumidor não consegue finalizar a compra por conta do estoque de um produto. Ao invés de desistir da compra, ele vai até o WhatsApp perguntar se não há outra alternativa.

Na mesma hora o bot informa que existe o mesmo produto disponível em outra cor, e pergunta se o cliente aceita finalizar a compra daquela mercadoria. Pronto, o pedido é concluído. 

Troca e devolução

O produto chegou mas não era o que o cliente esperava. Ele quer iniciar o processo de devolução imediatamente, e entra em contato através do WhatsApp.

Através de um menu de botões o cliente vai escolhendo as opções que fazem mais sentido, e conclui com agilidade seu processo de devolução.

Segunda via de boleto

O consumidor finaliza a compra e seleciona o pagamento via boleto bancário. No entanto, ele acaba perdendo o documento e não consegue realizar o pagamento. 

Solicitando pelo WhatsApp, o chatbot envia o documento imediatamente, ajudando o consumidor a concluir o seu pedido.

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E aí, o que achou das dicas? Esperamos que elas te ajudem a aumentar as vendas no seu e-commerce e conquistar clientes mais fiéis ao seu negócio. Precisando de ajuda para pôr em prática? Nosso time de especialistas está aqui para ajudar.

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