fbpx

Fonte: Newsletter Coonecta

Como aumentar as vendas

Como aumentar as vendas em datas sazonais

Como aumentar as vendas em datas sazonais

Como aumentar as vendas em datas sazonais

Como aumentar as vendas em datas sazonais

Quer compartilhar o conteúdo?

Compartilhar
Compartilhar
Os próximos meses possuem datas importantes para o comércio eletrônico. Com a chegada deste período é comum que as organizações, especialmente do setor varejista, busquem por formas de conquistar mais clientes. Se você está se perguntando como aumentar as vendas em datas sazonais, neste texto vamos compartilhar dicas infalíveis para atrair, encantar e fidelizar consumidores. Confira!

 

Datas especiais como Páscoa, dia das mães e dia dos namorados costumam movimentar o comércio no primeiro semestre do ano, e por isso são muito esperadas pelos varejistas. No entanto, no último ano, as organizações foram pegas de surpresa pela pandemia. Os esforços para migrar a operação de vendas para o ambiente digital não foram o suficiente para manter ou aumentar o faturamento em algumas destas datas.

As vendas de páscoa sofreram uma queda de 33%, enquanto o dia das mães caiu 67% comparado a 2019. Já o dia dos namorados, que é comemorado no dia 12 de junho, teve um aumento de 117% nas vendas digitais. O período de vendas mais aguardado do ano, a Black Friday, também registrou um bom crescimento, somando um faturamento de R$ 4,02 bilhões.

Esse movimento do mercado é um reflexo claro da pandemia. O período de adaptação, tanto das empresas quanto dos consumidores, onde o faturamento teve uma queda significativa, até o crescimento do comércio digital.

 

A importância das datas sazonais para a fidelização de clientes

Datas sazonais funcionam como uma porta de entrada para novos clientes. Justamente por isso a experiência gerada deve ser incrível, para que estes consumidores tornem-se fiéis à sua marca.  

Por exemplo, um e-commerce que vende chocolates tem uma grande chance de conquistar mais clientes na Páscoa. No entanto, se o consumidor tiver uma boa experiência com a marca, é bem provável que ele volte a comprar em outros períodos do ano e até mesmo indique para outras pessoas. 

Quer mais dicas para fidelizar clientes? Confira neste texto!

Agora, se a sua intenção é aproveitar as próximas datas comemorativas para aumentar o faturamento da sua empresa, confira nossas dicas!

 

Como aumentar as vendas em datas sazonais – 4 dicas para o sucesso

como aumentar as vendas

1- Planeje com antecedência 

Não existe uma fórmula mágica para vendas, mas se tem algo que facilita muito o trabalho é um bom planejamento. Saber onde você está, e, principalmente onde quer chegar, faz você enxergar melhor como fazer este caminho. 

Para que se obtenha sucesso com a  estratégia, tudo precisa ser organizado com o máximo de antecedência possível. Algumas dicas simples para desenvolver um bom planejamento são:

 

Mapear o que não funcionou em outros momentos:

Antes de mais nada, é importante olhar para todos os momentos em que os planos não saíram como o desejado. Qual foi a última vez que o faturamento não foi o esperado para determinada data? 

Tendo isso bem mapeado você pode eliminar todas essas ações da sua operação de vendas. Focando no que já funcionou em algum momento, tornará sua estratégia muito mais eficiente.

 

Estabelecer um objetivo claro:

Se você está se perguntando se aumentar as vendas não é um objetivo claro, a resposta é não! Você precisa saber exatamente onde quer chegar para estabelecer ações que te ajudem a chegar lá. Um bom exemplo disto é:

No período de vendas do dia das mães em 2021, quero aumentar o ROI em 30% comparado com 2020.

Estabelecido um ou mais objetivos, você deve pensar o que precisa ser feito para alcançá-lo. Ainda utilizando o exemplo acima, podemos dizer que  precisamos:

  • Diminuir custos da operação de vendas;
  • Aumentar o faturamento.

Feita esta análise você vai pensar nas ações que devem ser tomadas para atingir o objetivo, por exemplo:

  • Contratar ferramenta X;
  • Aumentar o quadro de funcionários;
  • Investir na mídia X.

 

Prever soluções e ferramentas que irão auxiliar nas vendas:

Agora que você já estabeleceu o objetivo e o plano de ação, chega o momento de prever todas as soluções e ferramentas que você vai precisar.

É fundamental que estas ferramentas sejam contratadas com antecedência, para que a sua equipe esteja totalmente treinada na data que você deseja.

 

2 – Adeque a comunicação à data

Datas importantes geralmente estão cercadas de lembranças especiais para as pessoas.  Despertar a emoção delas é uma das formas mais eficazes de garantir boas experiências. Mas, para que isso aconteça você precisa garantir 2 pontos essenciais:

  • Estudar a sua persona: Pessoas se conectam com quem elas conhecem e, principalmente, por quem elas têm empatia. Por isso é fundamental estudar profundamente com que persona sua marca irá se relacionar. 
  • Entender a jornada dela com a marca: Depois de saber com quem a marca irá se relacionar, você precisa compreender como essa pessoa interage com a empresa. É muito importante ter toda a jornada mapeada, para poder surpreender e encantar o consumidor em cada ponto de contato.

Após realizar esta análise, é importante adequar todos os pontos de interação entre a marca e os consumidores, desde a captação do lead até o pós-vendas. Cada frase que a pessoa ler, cada conversa ou até mesmo um brinde que ela receba junto com a compra, deve ser adequado à comunicação estabelecida para aquela ocasião.

 

3 – Automatização 

Um erro comum nas empresas é projetar um volume de vendas maior do que a capacidade de atendimento. Quando o consumidor não tem o suporte necessário, em qualquer etapa da sua jornada, ele acaba desistindo da compra ou não comprando novamente.

É fundamental prever isto, e caso o volume previsto seja muito alto você pode contar com a ajuda da automatização. Ela pode acontecer através da utilização de chatbots ou assistentes virtuais que vão auxiliar os clientes de acordo com o objetivo estabelecido.

Quer contar com um chatbot na sua empresa? Nós te ajudamos!

Assim como no tópico anterior, mesmo com o relacionamento automatizado você pode despertar a emoção e empatia dos consumidores. Para que isto aconteça, você pode seguir algumas ações:

 

Criar um chatbot especialmente para a data: 

Caso você já conte com a solução na sua empresa, você pode desenvolver um novo bot, totalmente adequado para a data em questão. 

Por exemplo: para uma ação de dia das mães você pode desenvolver um chatbot que possua o arquétipo de uma mãe, desta forma sua marca pode estabelecer uma conexão mais profunda com os consumidores.

 

Desenvolver fluxos conversacionais especialmente para as datas especiais:

Caso você não consiga desenvolver um novo chatbot, uma boa saída é criar um fluxo conversacional adequado para a data. 

Por exemplo: Você possui um e-commerce voltado ao público feminino, no entanto durante o período de compras para o dia dos namorados, você recebe um grande número de visitas do público masculino (que está em busca do presente perfeito). Neste caso você pode adequar o fluxo de conversas do bot, tornando-o mais amigável para esta nova persona, para facilitar a escolha e, consequentemente, a venda.

 

4 – Ações especiais em canais diferentes

Lá no primeiro tópico, nós falamos em analisar ações que não deram certo anteriormente. Porém em alguns casos o problema não é a ação em si, mas sim o canal utilizado pela empresa.

Que tal pensar em um novos canais para as datas especiais de 2021? 

Para te ajudar, vamos compartilhar duas ideias de canais e ações que podem facilmente ser postas em prática. Confira:

 

RCS para divulgação de produtos

Você já realiza alguma notificação ativa para divulgar produtos, promoções e ações especiais? Se você ainda utiliza SMS para este tipo de comunicação, está na hora de conhecer o RCS.

O serviço de mensageria é bem semelhante ao SMS, no entanto, a novidade lançada pelo Google permite que você envie imagens, gifs, figurinhas, áudios e vídeos. Desta forma, sua divulgação será muito mais atrativa, garantindo uma taxa de conversão melhor.

 

WhatsApp Business API para vendas

Para atender um novo tipo de consumidor, que não estava familiarizado com o ambiente digital, é preciso disponibilizar canais acessíveis e democráticos. 

Muitas pessoas acabam desistindo da compra por conta de dificuldades na navegação e interação com a marca, por isso contar com uma estratégia de vendas através do canal é imprescindível. 

Para saber mais sobre relacionamento entre marcas e consumidores através do WhatsApp confira este texto!

 

Tem alguma dúvida sobre como aumentar as vendas nestas datas? Fale com nosso time de especialistas!

Ou preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você!