O Whatsapp Business é um dos aplicativos mais utilizados pelas empresas, sejam elas do setor de vendas, serviços, financeiras… E esse, claro, é um dos canais mais importantes para se estar presente, uma vez que 99% dos brasileiros possuem o app baixado em seus smartphones.
Por isso, é essencial estar sempre por dentro das novidades lançadas pela Meta e entender de que forma elas podem ajudar a sua empresa.
Em 2022, algumas mudanças importantes foram implementadas. Para o futuro, o WABetaInfo anunciou algumas atualizações que estão em fase de testes.
Vamos conferir? 👀
Nesse artigo, você vai ler sobre:
- O que é Whatsapp Business?
- Principais atualizações de 2022
- Cloud API
- Respostas rápidas
- Catálogos
- Como criar um catálogo para a sua empresa
- Whatsapp Pay
- Encontrar estabelecimentos próximos
- O que está por vir
- Imagem de capa
- Preview de link em status
- Whatsapp premium
Vamos lá?! 🤖👇
O que é Whatsapp Business?
O sucesso estrondoso do Whatsapp se dá por conta da facilidade de comunicação que o aplicativo oferece. Em uma rotina tão corrida que uma pessoa adulta enfrenta, ter um canal para facilitar demandas do dia a dia é essencial.
Visando simplificar a comunicação entre marcas e pessoas, em 2018 o Whatsapp lançou a versão Business.
Dessa forma, questões comerciais poderiam ser facilmente tratadas pelo aplicativo que, na sua versão Business, possui funcionalidades e vantagens específicas para empresas.
Algumas das vantagens de usar o WhatsApp Business:
- 👉 Descrição profissional do negócio;
- 👉 Informações essenciais, como endereço e horário de funcionamento;
- 👉 Catálogo dos produtos;
- 👉 Mensagens rápidas e saudações
- 👉 Whatsapp Pay.
Essas e muitas outras funcionalidades da versão profissional do aplicativo foram desenvolvidas para facilitar a vida tanto dos empreendedores, quanto dos consumidores.
Principais atualizações de 2022
No decorrer do ano de 2022, o Whatsapp anunciou, testou e liberou algumas funcionalidades importantes tanto para a versão pessoal, quanto para a versão profissional.
Estar à par dessas mudanças é extremamente importante para saber de que forma a sua empresa pode se destacar e oferecer a melhor experiência possível ao usuário.
Vamos conferir algumas dessas mudanças?! 🤖👇
Whatsapp Cloud API
Essa funcionalidade foi lançada com o objetivo de facilitar o suporte ao cliente, oferecendo um apoio direto entre cliente e a Meta.
👉 O Whatsapp Cloud API é uma versão do app Whatsapp Business baseada em nuvem hospedada pela Meta, que reduz o tempo de integração de semanas para minutos.
Trata-se, então, de um novo canal do Whatsapp para criação de contas. Com acesso mais rápido aos recursos do Whatsapp, sem violar a privacidade e a criptografia padrão do aplicativo.
Essa atualização garante maior estabilidade na troca de mensagens entre clientes e operadores, além de atendimentos mais versáteis na atualização de rastreamento de encomendas, status de pedidos ou suporte online.
Veja algumas diferenças entre o Business API e o Cloud API:
Respostas rápidas
Imagine que você viu um produto em um site e precisa de alguma informação sobre ele. A loja em questão possui atendimento pelo Whatsapp.
Você, então, chama a loja e ela não dá nenhuma resposta imediata, sequer fornece uma previsão de atendimento.
Seria uma péssima experiência, né?
🤖 No blog da Ubots, temos diversos conteúdos sobre a importância da experiência do cliente.
Nesse sentido, as respostas automáticas do Whatsapp são indispensáveis em qualquer estratégia de comunicação, para garantir que nenhum cliente ficará esperando por um retorno.
Mas… Por que isso é tão importante? 🤔
Imagine outra situação agora: você entra em uma loja física e, para encontrar o produto que você precisa, é necessário que algum atendente te auxilie. Porém, nessa situação, ninguém vai até você.
Possivelmente você irá desistir da compra naquele local e procurará outra loja para obter o seu produto. Acertei?! 😅
O mesmo se encaixa no meio digital! Por isso, é fundamental configurar mensagens automáticas para quem entra em contato com a sua empresa pelo Whatsapp, sejam elas mensagens de saudação, de ausência ou de espera, por exemplo.
Catálogo
Sem dúvidas, o recurso de Catálogos foi uma das novidades mais importantes do canal, principalmente para negócios como lojas e restaurantes.
Essa é mais uma funcionalidade exclusiva da versão Business. Com ela, é possível colocar foto, descrição e valor dos produtos. Assim, os clientes que entram em contato conseguem analisar e escolher o que querem comprar – tudo isso sem precisar migrar de um app para outro!
Veja como criar o seu próprio catálogo: 👇
Como criar um catálogo no Whatsapp
Criar o seu próprio catálogo no Whatsapp é muuuuito simples – e de graça!
Para te ajudar, montamos esse tutorial com todos os passos necessários para você aproveitar essa funcionalidade:
1: 👉 Com o WhatsApp Business aberto, toque em:
Mais opções -> configurações > ferramentas comerciais > catálogo. Em seguida, para criar seu catálogo, toque em adicionar item;
2: 👉 Adicione imagens ao seu catálogo! Toque no ícone de mais, depois em adicionar imagens. Selecione as imagens da sua galeria, ou acesse a câmera para tirar uma foto.
3: 👉 Nomeie o produto ou serviço e inclua detalhes. Os campos de preço, descrição, link e código do produto são opcionais, mas muito importantes!
4: 👉 Toque em salvar. Prontinho!
Viu como é fácil? 🤩
Whatsapp Pay
Essa é uma funcionalidade que está disponível para todos os usuários. Dessa forma, é possível realizar pagamentos para qualquer pessoa, seja uma conta pessoal ou comercial, sem precisar sair da conversa.
Essa novidade é um recurso excelente, principalmente para empresas menores, pois facilita transferências rápidas e sem taxas.
Além disso, para garantir a segurança das transações, o Whatsapp conta com o Facebook Pay. No Brasil, todos os pagamentos são processados pela Cielo.
Encontrar estabelecimentos próximos
Essa atualização, completamente inspirada no Google Maps, está disponível apenas para usuários de Android em São Paulo.
Mas, como funciona? 🤔
Antes de mais nada, você precisa autorizar que o app detecte a sua localização. Assim, com base nisso, o Whatsapp exibe as empresas próximas cadastradas no Whatsapp Business, exibindo endereço, horário de funcionamento e contato.
Embora essa seja uma atualização para usuários da versão pessoal do Whatsapp, ela é muito importante para as empresas! Afinal, com esse lançamento, estar presente no app mais amado dos brasileiros vai ajudar com que mais pessoas encontrem a sua empresa com mais facilidade.
Ainda não foi divulgada nenhuma previsão sobre a disponibilidade para outras regiões do Brasil, nem para iOS.
Botões de resposta
Essa, na verdade, é uma atualização um pouco mais antiga, mas não pode deixar de ser citada.
Essa funcionalidade veio para aproximar e facilitar ainda mais o contato entre empresas e pessoas.
Antes, sem essa atualização, era necessário utilizar os menus numerados (URAs de texto), que obrigavam o usuário a responder com um número. Agora, é possível criar um menu com botões, o que facilita muito a interação!
O que está por vir no WhatsApp?
Assim como a maioria dos aplicativos, o Whatsapp também sofre constantes mudanças e atualizações para melhorar a experiência do usuário. Por isso, estão sempre anunciando no que estão trabalhando.
Confira algumas mudanças que devem acontecer nos próximos meses, de acordo com o WABetaInfo:
Imagem de capa para o seu negócio
Por enquanto, essa funcionalidade está disponível apenas para algumas contas comerciais. Porém, em breve estará disponível para todos os usuários do Whatsapp Business.
A adição de uma foto de capa permite deixar a sua empresa mais personalizada no canal, além de ser possível aproveitar esse espaço extra para inserir algumas informações relevantes sobre a marca.
Imagine que você está em frente a uma loja física qualquer. A primeira coisa a notar é a fachada da loja, certo?
Isto é semelhante no mundo digital.
Por isso, é essencial aproveitar todas as funcionalidades que o Whatsapp Business oferece, garantindo a máxima satisfação do consumidor.
Preview de link em status
Segundo informações do WABetaInfo, uma nova funcionalidade está em fase de desenvolvimento: uma pré-visualização dos links inseridos no Status do Whatsapp.
Com essa pré-visualização, será possível conferir mais detalhes sobre o link colocado antes mesmo de clicar nele.
As contas comerciais que utilizam os Status como forma de divulgação, se souberem aproveitar, podem extrair diversas vantagens dessa nova atualização, gerando mais valor ao link acrescentado.
Por hora, não há previsão de lançamento.
WhatsApp Business Premium
Com certeza essa é uma das atualizações mais importantes. O Whatsapp Premium é o que o próprio nome remete: uma versão paga do app. Embora ainda não tenha uma data de lançamento dessa funcionalidade, alguns detalhes já foram comunicados.
Essa versão paga contará com alguns recursos especiais para as empresas.
Mas, atenção: você não precisa se preocupar, pois a versão gratuita não deixará de existir.
🤖 Continue lendo sobre o assunto: Whatsapp Premium: veja mais detalhes dessa novidade
Chatbots cada vez mais presentes
Em um mundo tão acelerado, fica até difícil que a maioria das empresas acompanhem tantas atualizações e mudanças, concorda?
Por isso, um chatbot para WhatsApp Business consegue solucionar esse eventual problema, pois já está preparado para todas as novidades.
Com o suporte de um chatbot, sua empresa consegue tornar a comunicação mais assertiva e reduzir consideravelmente os custos da empresa!
🤖 Com a solução da Ubots, sua empresa consegue alcançar resultados extraordinários com o Whatsapp.
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