WhatsApp Business – Como implantar uma boa estratégia

15/06/2020
WhatsApp Business – Como implantar uma boa estratégia

Se tem algo que a crise tem ensinado aos gigantes do mercado, é que eles têm muito a aprender com os pequenos. Ser resiliente, criativo e estar sempre em busca de soluções para melhorar a relação com os seus clientes, são algumas das características que pequenas empresas possuem. 

Nessa busca por excelência no atendimento e inserção do meio digital, há alguns anos o WhatsApp se tornou um meio de comunicação eficaz entre marcas e consumidores.Com cerca de 2 bilhões de usuários em 160 países, o app já possui 120 milhões só no Brasil. Na última segunda-feira, 15/06, o aplicativo lançou a funcionalidade de efetuar pagamentos e transferências diretamente do app.

Em meio a crise por qual estamos passando, e a corrida para digitalizar todas as operações, gigantes de diversos setores (como varejista e bancário, por exemplo), se viram obrigados a encontrar soluções para continuar a se relacionar com os seus clientes. Com isso, o uso do app cresceu 40% em março, mês em que iniciou a quarentena no Brasil (dados da consultoria Kantar). 

 

Como implementar uma solução de atendimento através do WhatsApp Business

Com as portas fechadas, muitos empresários viram no WhatsApp Business uma saída para seguir entregando uma experiência de atendimento próxima e humanizada. 

Grandes redes de varejo têm apostado em um modelo de negócio que visa distribuir celulares para que os seus atendentes possam vender e atender os seus clientes via WhatsApp. Essa é uma solução que pode ser muito eficaz, se utilizada da maneira correta. Para que você obtenha sucesso com a sua estratégia, nós separamos uma série de dicas para implementar a solução no seu negócio:

A plataforma

A principal diferença entre as pequenas e as grandes empresas, é necessidade de centralizar o gerenciamento de um grande número de atendimentos. Para que a estratégia funcione, é muito importante contar com uma boa ferramenta de atendimento. 

Para que você escolha a ferramenta ideal para o seu negócio é muito importante que ela disponha de algumas funcionalidades:

  • Centralização dos atendimentos do canal;
  • Histórico de mensagens trocadas com o cliente;
  • Análise de desempenho dos atendimentos;
  • Relatórios analíticos com os dados das interações para a otimização do atendimento;
  • Plataforma disponível no Mobile.

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Chatbot para WhatsApp Business

Para que o atendimento ao cliente aconteça de forma unificada, o ideal é disponibilizar apenas um número de WhatsApp e direcionar o consumidor para o agente de atendimento mais adequado.

Para que essa “triagem” do atendimento seja feita de forma ágil e simples, é preciso contar um chatbot no canal. Desta forma o cliente será direcionado imediatamente, junto com o histórico da solicitação dele.

 

Direcionamento do fluxo do call center para o WhatsApp 

Se a sua empresa possui um call center, talvez enfrente o problema de contar com uma fila de atendimentos extensa e demorada. Para resolver esse problema, você pode contar com o Interactive Voice Response.

A solução possibilita que os clientes que ligarem para a sua central sejam redirecionados para o seu atendimento via WhatsApp. 

Dessa forma, você aumenta a satisfação dos seus clientes que não precisam ficar esperando no telefone para serem atendidos e gera mais agilidade para o seu atendimento.

Quer implementar a solução na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas.

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