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Atendimento personalizado: como se preparar para grandes eventos

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Todos anos, existem diversos eventos que são extremamente importantes para as empresas, sejam elas do ramo do varejo, financeiras ou qualquer outro setor. Por isso, é fundamental estar sempre atento e saber realizar um planejamento organizado. Assim, será possível fornecer um atendimento personalizado de acordo com cada data e garantir a satisfação dos seus clientes.

Para entender tintim por tintim sobre como preparar um atendimento personalizado para datas importantes, continue lendo esse texto!

Nele, vamos falar sobre:

  • O que é atendimento personalizado?
  • A evolução do atendimento ao cliente
  • Vantagens de implementar o atendimento personalizado
  • Principais datas comemorativas para as empresas
    • Dia do Consumidor
    • Dia da Mulher
    • Dia das Mães
    • Dia dos Namorados
    • Dia dos Pais
    • Dia das Crianças
    • Black Friday
    • Cyber Monday
    • Natal
    • Extra: Copa do Mundo 2022
  • Como preparar o seu atendimento para essas (e outras) datas comemorativas
    • Foque no planejamento
    • Analise as campanhas anteriores
    • Tenha um objetivo muito claro
    • Utilize ferramentas de IA para automatização
    • Adeque a comunicação
    • Desenvolva fluxos conversacionais
  • Solução

 

Vamos começar?! 🤖👇

 

O que é atendimento personalizado?

Antes de saber como implementar o atendimento personalizado na sua empresa, é preciso entender o que ele é.

O atendimento personalizado é uma estratégia das empresas que tem como objetivo personalizar a interação entre marca e consumidores. Ou seja, dialogar de forma que o cliente se sinta especial e único.

Quando se fala sobre esse tipo de atendimento, é importante saber que é possível explorar e extrair o melhor das datas comemorativas. Assim, com certeza a sua empresa terá uma vantagem competitiva!

Por exemplo, você pode implementar um atendimento personalizado para a Black Friday:

atendimento personalizado Diálogo atendimento personalizado black friday

 

A evolução do atendimento ao cliente

É fato que o atendimento personalizado não é tão frequente hoje em dia. Devido à alta demanda, essa estratégia acabou sendo deixada de lado.

Durante muito tempo, o consumidor aceitava essa comunicação em massa. Entretanto, o mercado mudou e, consequentemente, o comportamento do consumidor também.

Com isso, surgiu uma competitividade muito grande.

Imagine só: se o cliente não encontrar um canal de atendimento rápido e eficiente para sanar uma dúvida pré-compra, ele tem uma infinidade de outras possibilidades, concorda?

Ou até mesmo no período pós-compra: se você quer fidelizar o cliente e garantir que ele voltará a comprar da sua marca, é indispensável se certificar de que ele terá a melhor experiência possível.

Prestar um atendimento excelente e personalizado, à primeira vista, parece tarefa difícil, mas é mais fácil do que você imagina.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível dar conta de demandas altíssimas de forma totalmente personalizada com a ajuda de chatbots.

 

Vantagens de implementar o atendimento personalizado

Imagine que você vai realizar uma compra e está no estágio de decisão de análise de possíveis alternativas.

Nesse caso, podemos pensar em duas situações:

A empresa A possui o produto que você quer, porém, faltam algumas informações na página de compra. Ao entrar em contato, você se depara com um atendimento extremamente robótico, sem emoção e pouco assertivo.

Já ao entrar em contato com a empresa B, que também possui o produto que você quer, o chatbot de atendimento te trata de forma totalmente amigável e personalizada, além de sanar sua dúvida de forma rápida e direta, sem rodeios.

Ambas as lojas não possuem as informações que você gostaria na página do produto, porém, uma delas se destacou pelo relacionamento com o consumidor.

Nessa situação, concordamos que a compra seria finalizada com a empresa B, correto? 😅

Por isso, é extremamente importante importante investir em um atendimento personalizado, seja ele realizado por um chatbot, ou por um atendente humano.

Não esqueça também de manter a qualidade do atendimento em datas comemorativas – e ajustar sempre que for necessário!

 

Principais datas comemorativas para as empresas

Todos os anos, existe uma data relevante para as empresas praticamente todos os meses. Cada uma delas é importante da sua maneira, dependendo do setor de cada empresa.

Por aqui, separamos 10 datas comemorativas e como aproveitá-las.

Vamos conferir? 📆

 

Dia do Consumidor 🛍️

Essa data é vista como uma espécie de Black Friday do primeiro semestre. O Dia do Consumidor é oficialmente comemorado no dia 15 de março de cada ano. Porém, recentemente algumas empresas têm investido na Semana do Consumidor, expandindo a data para vários dias.

Uma boa forma de explorar esse evento é ir além das promoções, que são de praxe. Aproveite para se tornar mais próximo do seu público, lembrando os seus clientes do quanto eles são importantes para a sua marca.

 

Dia da Mulher 👸

O Dia da Mulher é comemorado no dia 08 de março de cada ano. É uma ótima oportunidade de demonstrar um posicionamento de marca com campanhas que fortalecem a igualdade de gênero, a luta contra a violência, entre outras pautas extremamente relevantes da data.

Além disso, é interessante personalizar a comunicação de seus atendentes e chatbots – essa dica serve para essa e qualquer outra data.

 

Dia das Mães 👩‍🍼

O Dia das Mães, comemorado sempre no segundo domingo de maio, é uma data muito emocional e, por isso, quem mais se destaca é o varejo, pois os consumidores estão em busca de presentes.

Aproveitando o Dia das Mães, você pode desenvolver um bot adequado para essa data.

Como assim? 🤔

Sua empresa pode, por exemplo, desenvolver um chatbot com o arquétipo de mãe. Assim, fica mais fácil criar uma conexão profunda com o público, concorda? 

 

Dia dos Namorados 👨‍❤️‍💋‍👨

O Dia dos Namorados é comemorado anualmente no dia 12 de junho. Cuidado para não confundir com o Valentine’s Day, o dia dos namorados da gringa. 😂

A data pode ser super aproveitada principalmente pelo varejo, com promoções para produtos que tenham relação com a data. Porém, não é incomum ver marcas de outros ramos aproveitando o período para se posicionar.

A Nubank, por exemplo, em 2019 lançou a campanha NuAmor. Um belo posicionamento de marca, concorda? 

atendimento personalizado campanha nubank nuamor

 

Dia dos Pais 👨‍🍼

O Dia dos Pais, comemorado sempre no segundo domingo de agosto, é uma data bastante emocional, assim como o Dia das Mães. Por isso, os consumidores estão em busca de itens para presentear os seus pais.

Mas, lembre-se: é sempre importante se aprofundar em cada data e não se limitar apenas às promoções.

Encontre uma maneira de criar conexão com o seu público, trabalhe em campanhas com significado e, durante o período, não esqueça de investir em um atendimento personalizado para as pessoas certas.

 

Dia das Crianças 🧒 

O Dia das Crianças é celebrado sempre no dia 12 de outubro de cada ano. Aproveitando a alta demanda que vem com a data, por que não pensar em um atendimento focado para a comemoração?

Use as informações que você tem do seu cliente a seu favor! 😊

Veja um exemplo:

Cliente: Olá, gostaria de reservar uma mesa para o dia 12 de outubro às 19h!

Atendente: Olá, Camila! Que bom te  ver por aqui! Claro, reserva feita. 🤩 Deixa eu te contar uma coisa… Sabemos como a presença é o melhor presente nesse Dia das Crianças! Por isso, estamos disponibilizando 10% de desconto para as famílias que vierem aproveitar a data com os seus pequenos! 😄💛

 

Black Friday 🛒

Sem dúvidas, a Black Friday é uma das datas mais esperadas todos os anos. Ela acontece sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro, por isso tem um dia diferente em cada ano. Em 2022, a Black Friday será no dia 25 de novembro.

Conforme dito acima, não é só o varejo/e-commerce que pode aproveitar a data. Sabendo utilizar a comunicação correta, tudo é possível! 

O atendimento personalizado, nesse caso, é de suma importância e pode trazer resultados incríveis, inclusive para a captação de leads.

Devido à gigantesca demanda da época, um chatbot para esse fluxo conversacional é a melhor opção, pois ajuda o consumidor a encontrar as ofertas de forma mais rápida e direta.

 

Vamos de exemplo?! 🤖

Cliente: Olá, gostaria de mais informações das promoções de celulares.

Chatbot: Olá, tudo certo? Você pode ver todos os celulares em oferta clicando aqui. Você gostaria de ganhar um cupom exclusivo para finalizar a sua compra? 🛍️

Cliente: Gostaria sim!

Chatbot: Uhuuu! 🛒 Por favor, me informe seu e-mail.

Cliente: exemplo@exemplo.com

Chatbot: Muito obrigado! Seu cupom é BLACKFRIDAY50, basta inserir no seu carrinho. Boas compras!

 

Viu só como o atendimento personalizado pode ser aplicado nos mais diferentes contextos? 

 

Cyber Monday 🖥️ 

A Cyber Monday acontece na segunda-feira após a Black Friday. Foi pensada para impulsionar ainda mais as vendas, como se fosse uma espécie de prorrogação.

Por se tratar de uma data extremamente semelhante e próxima à Black Friday, sua empresa pode utilizar as mesmas estratégias, mas adaptando para o contexto.

 

Natal 🎅🎁

O Natal, celebrado em 25 de dezembro, é a principal data para o comércio brasileiro, mas movimenta todos os setores.

Por ser uma data tão relevante, é claro que o número de atendimentos sobe gritantemente. Por isso, é essencial que sua marca esteja preparada.

Para isso, conforme já falamos, os chatbots são os melhores aliados para essa situação. Além de garantir um atendimento rápido e eficiente, você pode personalizar o seu chatbot para a data, garantindo a conexão e satisfação dos seus clientes.

 

Extra: Copa do Mundo 2022 ⚽

Em 2022, além de todas essas datas importantíssimas que citamos, teremos um extra: a Copa do Mundo 2022!

O Brasil entrará em campo para a sua primeira partida na copa no dia 24 de novembro, quinta-feira que antecede a Black Friday.

Tendo isso em mente, fica fácil pensar na infinidade de possibilidades, concorda?

Além de anteceder a Black Friday, a Copa do Mundo passará pelo período de pico do Natal. Nesse sentido, pode-se concluir que as datas se complementam e se ajudam.

Porém, é claro que a demanda por atendimento vai aumentar muito e a sua empresa precisa estar preparada, ou irá sofrer uma sobrecarga.

Prepare seus chatbots e seus atendentes humanos, tematize as conversas, interaja nas redes sociais e, principalmente: não deixe de priorizar a experiência do consumidor em nenhum momento.

 

Como preparar o seu atendimento para essas (e outras) datas comemorativas

No decorrer do texto, demos algumas dicas de como implementar o atendimento personalizado para cada data. A seguir, vamos dar mais algumas dicas práticas para que você consiga preparar o seu atendimento para essas e outras datas em que a demanda por atendimento cresce.

Vamos conferir?! 🙂

 

Foque no planejamento

Uma das principais chaves para um bom atendimento é, com certeza, o planejamento. Por isso, pense nas datas com muita antecedência. Ao início de cada ano, pense nas datas comemorativas que mais fazem sentido para a sua marca e quais serão os momentos em que a demanda por atendimento irá aumentar mais.

A partir dessas informações, você consegue montar um planejamento para cada data, considerando as especificidades de cada uma.

Se para a sua empresa, por exemplo, você sabe que o período de Dia das Mães é o mais movimentado, já se programe para adaptar seu chatbot e seus atendentes à alta demanda da época, lembrando sempre de personalizar o atendimento para gerar conexão com seus clientes.

 

Analise as campanhas anteriores

Faça um levantamento das campanhas anteriores. Se questione:

  • O que deu certo nos anos anteriores? E o que deu errado?
  • Seu público prefere um atendimento mais descontraído em algumas datas comemorativas?
  • Qual foi o volume de atendimento em cada data?

Respondendo essa e outras perguntas que você considere pertinentes, é possível mapear o que deu errado e focar no que já deu certo em algum momento.

 

Tenha um objetivo muito claro

Se questione: o que você espera extrair da campanha que você está planejando?

É claro que a primeira resposta que vem na mente é aumentar as vendas. Mas, apesar de ser um objetivo, ele não é claro.

Você precisa pensar em períodos e ações para atingir o resultado esperado. Um bom é:

No próximo ano, durante o período de  Black Friday, quero melhorar o atendimento para aumentar as vendas em 30%.

Depois que você estabelecer um ou mais objetivos, fica fácil pensar nas ações que precisam ser feitas. Por exemplo:

  • Para atingir meu objetivo, minha empresa precisa contratar ferramenta X e aumentar o número de atendentes.

 

Utilize ferramentas de IA para automatização

Não é novidade que a Inteligência Artificial é a melhor aliada para um atendimento de qualidade. Por isso, não tenha medo de investir em uma IA!

Imagine uma época extremamente movimentada para sua empresa, onde a demanda por atendimento cresce expressivamente. É muito provável que a sua equipe não consiga dar conta de responder todos os clientes com agilidade, certo?

Nesse sentido, a Inteligência Artificial entra como um chatbot, fornecendo um atendimento automatizado, personalizado e humanizado.

Veja só algumas das funcionalidades que podem ser implementadas no seu chatbot:

  • Responder rapidamente a dúvidas frequentes;
  • Enviar segunda via de boletos;
  • Informar sobre prazos de entregas;
  • Informar sobre status de pedidos;
  • Prestar suporte técnico.

E o melhor é que você consegue customizar cada bot de acordo com a persona da sua empresa, além de também poder customizar o atendimento de acordo com a época.

Quer saber mais sobre essa solução? Converse com um de nossos especialistas. 😉

 

Adeque a comunicação

Uma coisa é fato: cada consumidor é único. Por isso, utilize sempre o seu banco de dados para personalizar o máximo possível a sua comunicação com o cliente.

Além disso, fique atento às datas, conforme falamos no decorrer do texto. Personalize sua comunicação com cada cliente, mas também personalize de acordo com a data em questão.

Lembre-se que datas comemorativas sempre têm um significado importante. Por isso, utilize a personalização para despertar a emoção dos seus clientes e se conectar a eles. Assim, você garante experiências encantadoras.

 

Desenvolva fluxos conversacionais

Nos tópicos anteriores, falamos sobre a importância de uma jornada excelente para o cliente. Nesse sentido, sua empresa pode contar com a ajuda da automatização para fluxos conversacionais.

Dessa forma, você garante um atendimento rápido e assertivo, dando ao consumidor todo o suporte necessário em qualquer etapa da sua jornada.

Além de serem capazes de resolver quase todas as demandas que chegam até eles, os chatbots também são capazes de despertar a emoção e empatia dos consumidores.

Com um atendimento humanizado, os bots são ágeis e geram conexão com o público!

 

🤖 Solução: Ubots 🤖

Para impactar positivamente o seu consumidor, é necessário estar onde e quando ele precisa – e sabemos das dificuldades logísticas que isso pode causar na empresa, principalmente com aumento de gastos.

Hoje, na Ubots, já existem soluções que resolvem esse problema de uma forma fácil, humanizada e que gera economia nas empresas: chatbots!

Com ele, é possível personalizar o atendimento do seu negócio mantendo um tom de voz humano e sem limites de horário de atendimento.

Quer saber como os chatbots podem te ajudar a tornar incrível o seu relacionamento digital? Fale com a gente! 🤖💛

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