Com o sucesso do Instagram, muitas empresas passaram a se relacionar com os clientes por lá. Com volumes expressivos de interações, muitos procuram na automatização uma saída para seguir entregando boas experiências para os consumidores.
Mas afinal de contas, é possível desenvolver um chatbot para Instagram?
Atualizado em 04/08/22
A partir de agora sim! O Facebook anunciou no final de 2020 a abertura da API do Instagram para chatbots. No entanto, na ocasião a API havia sido liberada somente para parceiros homologados. Agora todos os desenvolvedores podem realizar integrações com o Instagram Direct.
De acordo com o Facebook, agora as empresas poderão dar escala e gerenciar suas interações através do Instagram, melhorando ainda mais a experiência de seus clientes.
A novidade promete revolucionar o mercado de relacionamento digital, mas é preciso ter cuidado. Fazendo uma breve pesquisa você pode encontrar diversas promessas de automatização no canal, porém somente as interações através do Direct podem ser automatizadas.
Funções como seguir e comentar publicações seguem tendo a automatização considerada uma má prática, e podem fazer com que a sua conta seja banida da rede social.
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Além de ficar por dentro de todas as novidades da API do Instagram, neste texto vamos te mostrar como estabelecer uma comunicação efetiva com os clientes através do canal.
Nele você vai ver todos esses assuntos. Se quiser ver algo específico é só pegar uma carona clicando no menu 🚀
- Como funciona o Instagram
- Como funciona o Instagram Business
- Marketing no Instagram
- Como funcionam os chatbots
- Chatbot para Instagram
- Perguntas e Respostas
- Dicas para melhorar a experiência dos consumidores
- Como planejar o seu bot para o canal
- Chatbots para Instagram e jornada do consumidor
- Gestão de interações no Instagram
Quer entender melhor como o chatbot para Instagram pode ajudar em setores específicos? Confira nos textos abaixo:
Vamos lá?!
O Instagram
A rede social, que nasceu em 2010 como uma espécie de diário virtual, conquistou uma legião de usuários mundo afora. Hoje o Instagram conta com o número surpreendente de 2 bilhões de usuários ativos por mês.
Nos primeiros dois anos de existência, o aplicativo foi disponibilizado apenas para proprietários de iPhones e iPads. Após esse período, a rede social foi aberta para dispositivos Android e comprada pelo Facebook. A venda aconteceu por um valor aproximado de 1 bilhão de dólares.
Após ser vendido para o Facebook, o Instagram passou a crescer cada vez mais. As empresas começaram a ver na rede social a oportunidade de estabelecer uma comunicação maior com o consumidor.
Como funciona o Instagram?
O Instagram é uma rede social que permite que o usuário publique imagens ou vídeos em uma conta pessoal. A rede possibilita também a interação entre perfis, através de curtidas, comentários e mensagens via Direct.
Além das funcionalidades habituais, a rede social está sempre em busca de novidades no mercado e constantemente lançando novas features. Stories, Reels, são alguns exemplos de atualizações mais bem sucedidas do Instagram.
De acordo com dados da Socialbakers, o Instagram é a rede social com maior engajamento entre as “concorrentes”. Inclusive, o app de compartilhamento de fotos superou até mesmo o Facebook neste quesito.
O engajamento é uma das métricas mais cobiçadas pelas empresas, pois é um dos principais fatores para o crescimento orgânico de uma marca. Por conta disto, a rede social chamou a atenção das organizações, que começaram a construir estratégias para este canal.
Instagram Business
Para atender a demanda destas empresas, o Facebook lançou, em 2016, o Instagram Business. Segundo dados da própria empresa, 90% dos usuários da rede seguem pelo menos uma conta comercial.
A versão empresarial do app conta com funcionalidades para impulsionar os negócios, como por exemplo:
- Perfil comercial com informações destacadas da empresa;
- Acesso a dados e métricas de acesso e engajamento;
- Informações sobre o seu público com o Instagram Insights;
- Botões de call-to-action;
- Possibilidade de criar anúncios diretamente na rede social.
Uma novidade da versão Business do aplicativo, são as lojas no Instagram. Para aumentar a taxa de conversão diretamente através do canal, a funcionalidade permite que o consumidor avance boa parte do processo de compra ainda no Instagram.
Clicando aqui você encontra todas as informações para criar um perfil comercial.
Marketing para Instagram
Por conta de todas as funcionalidades lançadas no canal e do engajamento que ele proporciona às marcas, o Instagram é muito utilizado no marketing das empresas. Ou seja, contar com uma boa estratégia de marketing no canal é fundamental para manter a marca em evidência.
De acordo com a empresa, 60% das pessoas dizem que descobrem novas marcas através do Instagram.
Por conta disso, o número de interações entre marcas e pessoas através do app é gigantesco. E como qualquer outro canal de relacionamento, os consumidores esperam uma boa experiência por lá também.
Atender todos os clientes com excelência se torna uma missão difícil com um alto volume de interações. Por isso, é importante ter um sistema de controle de vendas, plataforma necessária para uma conta voltada ao comercial. Além disso, é fundamental aumentar a capacidade de atendimento no canal, por isso muitas pessoas se perguntam se é possível ter um chatbot para o Instagram.
O que são chatbots
Chatbots são programas de computador utilizados para automatizar interações ou tarefas. Eles fazem isso através de linguagens de código como, por exemplo, o PLN (Processamento de linguagem natural).
🤖 Leia também: Processamento de linguagem natural
Desta forma os bots conseguem “compreender” o que as pessoas falam e trazer respostas imediatas. Com o avanço da tecnologia, hoje em dia os chatbots podem resolver até mesmo tarefas mais complexas. O uso deles garante vantagens como:
- Melhorar a experiência do consumidor;
- Aumentar as taxas de conversão em vendas;
- Agilizar processos;
- Diminuir custos operacionais.
Quer saber como funcionam os chatbots? Confira clicando aqui.
Chatbot para o Instagram: é possível?
Sim! A partir de junho de 2021 a API está oficialmente aberta para todos os desenvolvedores. A novidade promete movimentar o mercado de relacionamento digital, e seguir vamos conferir o porquê.
Em 2020, o Facebook anunciou a abertura do Instagram para bots.
Agora, além de parceiros homologados, todos os desenvolvedores podem criar chatbots integrados à API do Instagram, mas o cenário deve mudar em breve.
Mas precisamos ter em mente, é que mesmo com a liberação da API para automatização, apenas as interações via Direct poderão ser automatizadas. Seguem sendo consideradas erradas de uso as seguintes práticas:
- Automatizar funções de seguir pessoas;
- Automatizar curtidas;
- Automatizar comentários (seja para fazer ou responder).
De acordo com o Panorama da Mobile Time, o app está instalado em 81% dos smartphones brasileiros e já supera o Facebook Messenger, que está instalado em 79% dos aparelhos.
Devido ao sucesso, é esperado que com a abertura da API, o Instagram tenha números expressivos como os do WhatsApp.
Perguntas e respostas sobre chatbots para Instagram
Qualquer empresa pode implementar um bot no Instagram? Agora sim! Inicialmente a empresa tinha liberado a API apenas para perfis com mais 10 mil seguidores, mas hoje a tecnologia já pode ser implementada por qualquer conta comercial.
O chatbot pode responder interações via Stories? Sim! Sempre que um consumidor responder um story (desde que seja em formato de texto) o chatbot pode dar andamento a interação.
Será possível utilizar Rich Medias nas comunicações? Sim! Serão 4 recursos de Rich Medias: Quick Replies, Ice Breakers (4 perguntas), carrosséis e catálogo de produtos. No entanto, inicialmente será implementado somente os quick replies.
Chatbot para o Instagram: e a experiência do consumidor?
É comum que a automatização do atendimento cause alguns receios. Como já mencionamos aqui, o Instagram possui uma ótima taxa de engajamento, e isso acontece por conta do tom informal e pessoal que o canal confere às interações.
As interações ainda que automatizadas não precisam, e nem devem, ser frias e impessoais. Quer saber como? Neste texto nós ensinamos como construir bots mais humanizados e garantir uma experiência incrível para o consumidor.
Como criar um chatbot para Instagram?
O processo de criação do chatbot é igual para qualquer canal. Você precisa do auxílio de uma boa ferramenta, especialmente se for um chatbot baseado em Inteligência Artificial. Após a escolha desta ferramenta, é preciso estabelecer um objetivo claro de atuação do bot.
Quer entender melhor como criar um chatbot? Neste texto nós te mostramos o passo a passo. Abaixo, nós separamos algumas dicas fundamentais para criar chabots para Instagram mais humanizados:
- Conheça profundamente o seu público;
- Estude a jornada de consumo das pessoas com a sua marca;
- Faça uma curadoria dos assuntos mais abordados pelos consumidores;
- Desenvolva uma personalidade para o bot condizente com o canal;
- Construa um fluxo de conversas baseado na linguagem utilizada no Instagram da sua marca.
Planejando um chatbot para Instagram
Com a novidade recém lançada, é comum que as marcas comecem a se preparar para implementar o relacionamento automatizado no canal. Para isso, o primeiro passo é desenvolver o planejamento do bot.
Para te ajudar com esta etapa separamos abaixo alguns passos fundamentais para criar um chatbot excelente:
- Estude a fundo as características do canal: Saiba exatamente como o chatbot pode utilizar das funcionalidades do canal para melhorar a experiência do consumidor.
- Tenha mapeada a etapa da jornada de consumo que os seus clientes realizam através do canal: A interação dos seus consumidores com o Instagram acontecem em qual etapa do funil de vendas? Estudar isso vai fazer com que você desenvolva um bot muito mais assertivo e resolutivo.
- Crie um fluxo de conversas específica para o Instagram: Caso você já tenha um chatbot em funcionamento em outros canais, não tente utilizar o mesmo fluxo de conversas para o Instagram. Como já citamos acima, as características do canal precisam ser refletidas na interação para que o consumidor tenha sucesso na sua jornada.
Chatbot para Instagram e a jornada do consumidor
Com a abertura da API do Instagram, agora é possível realizar diversas etapas da jornada do consumidor no próprio canal. Alguns exemplos são:
Marketing digital: o lead chegou no seu perfil através de uma campanha? Tenha um fluxo conversacional planejado para dar andamento ao seu funil de marketing. O chatbot pode realizar a interação do início ao fim, com muita agilidade.
Vendas: O consumidor chegou no seu Instagram shopping mas ficou com uma dúvida antes de efetuar a compra. Não perca a oportunidade de fechamento por demorar a responder. Tenha um bot especialista à disposição para tirar qualquer dúvida que possa surgir no processo de compra.
Pós-vendas: Pedido atrasou? Chegou avariado ou precisa trocar? Não precisa pedir para o cliente entrar em contato por e-mail. Dê andamento ao processo através do canal, com o atendimento automatizado.
Suporte: O cliente precisa de ajuda para utilizar o seu produto? Tenha um chatbot treinado para lidar com esse tipo de situação. Eles podem resolver todas as questões sem a necessidade de trocar de canal.
Gestão de atendimento no Instagram
Os benefícios da abertura da API do Instagram não param nos chatbots. A partir de agora será possível realizar um gerenciamento muito mais profissional das interações que acontecem no canal, gerando mais inteligência ao negócio.
🤖 Leia também: Gestão de atendimento para Instagram
Existe alguma solução para automatizar as mensagens do Instagram?
Enquanto você não implementa o chatbot no seu Instagram, existem algumas soluções para agilizar as interações e não deixar os clientes esperando por respostas. Embora o ideal seja deixar as interações livre de qualquer barreira, é melhor direcionar o consumidor para outro canal do que colocá-lo em uma fila de espera.
Por isso, uma boa solução é criar um chatbot em um canal que seja tão acessível quanto o Instagram, e direcionar o consumidor para lá. Um ótimo canal para realizar esta ação, é o WhatsApp.
Para derrubar as barreiras de interação você pode colocar o link do WhatsApp na bio do Instagram e direcionar os atendimentos para lá. É importante deixar claro para o consumidor o quanto o atendimento dele será ágil através daquele canal, e que com apenas um clique ele resolverá a sua demanda com a marca.
Confira na imagem como disponibilizar o link no seu Instagram:
Outra dica importante, é construir o bot de acordo com as dúvidas que são recebidas no Instagram. Desta forma é possível criar um fluxo conversacional mais inteligente e que será altamente resolutivo para o cliente. Isso irá garantir mais satisfação para eles e uma economia de custos significativa para a empresa.
Quer saber como desenvolver um chatbot para o WhatsApp? Confira clicando aqui.
Se o Instagram já faz parte do seu relacionamento digital com os clientes é importante começar a planejar a automatização das interações. Nossas dicas foram úteis? Fique atento, pois seguimos criando conteúdos com tudo o que você precisa saber para criar um chatbot incrível!
Tem alguma dúvida ainda sobre o funcionamento do chatbot para Instagram? Nosso time de especialistas está aqui para te ajudar! Entre em contato.